Cantora Iza é diagnosticada com pneumonia; entenda a doença
Entenda como essa doença perigosa atua no organismo
A cantora Iza foi recentemente diagnosticada com pneumonia, uma enfermidade que requer cuidados e repouso. Por consequência, a artista teve suas atividades nos próximos dias suspensas. Contudo, a assessoria da cantora tranquiliza fãs e seguidores assegurando que ela está medicada e que a situação está sob controle.
A pneumonia é uma infecção nos pulmões causada por vírus, bactérias e, em raros casos, fungos. E costuma ser mais incidente em indivíduos com doenças pulmonares, idosos acima de 60 anos e crianças de até cinco anos. Entenda mais sobre o assunto abaixo.
A pneumonia é contagiosa?
A doença não é transmissível e, se não tratada adequadamente, pode ser fatal – sendo a principal causa de morte por doença infecciosa a nível mundial. Apesar da gravidade, se for diagnosticada e tratada corretamente, a recuperação é plena.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Quais os sintomas da Pneumonia?
Os principais sintomas da pneumonia são semelhantes aos da gripe: febre alta, catarro amarelado, tosse, falta de ar e inclusive, sensação de cansaço e mal estar.
Contudo, os sintomas tendem a persistir por mais de três dias, mesmo com a administração de medicação. É válido ressaltar que as dores no peito e respiração acelerada podem indicar o agravamento da doença.
A pneumonia de origem bacteriana é mais grave e tem início mais abrupto, enquanto a pneumonia viral surge geralmente ligada a uma doença respiratória pré-existente, como a COVID-19.
A pneumonia fúngica é bastante rara e apresenta uma progressão mais lenta das manifestações sintomáticas.
Quais são as principais causas da pneumonia?
Há duas formas principais de transmissão da pneumonia: através do contato com bactérias que fazem parte do nosso cotidiano, o que pode levar à doença caso o sistema imunológico esteja comprometido, ou pelo contato com a bactéria em ambientes hospitalares – esta sendo considerada a forma mais letal da doença.
Além disso, a pneumonia pode resultar de complicações de outras doenças respiratórias
Complicações e tratamento da pneumonia
A pneumonia não tratada pode levar à insuficiência respiratória por conta da queda na pressão arterial, conduzindo a um quadro de sepse, uma inflamação generalizada do corpo.
Ainda, abscessos pulmonares e empiemas podem ocorrer, deixando o quadro mais grave e levando à morte.
O tratamento da pneumonia é feito com antibióticos, antivirais ou antifúngicos, a depender do causticante. Fisioterapia respiratória, repouso e hidratação também são recomendados.
Para os casos mais sérios, em que a pneumonia acarretou em insuficiência respiratória, é necessária a internação e a utilização de um ventilador mecânico.
Pacientes em tal situação são orientados a fazerem pequenos exercícios para promover a circulação sanguínea.