Carne Fraca acha bactérias como salmonela em produtos de 2 marcas

Seguindo as investigações da operação Carne Fraca, o Ministério da Agricultura informa ter encontrado salmonela em hambúrgueres fabricados pela Transmeat – marca Novilho Nobre. Também foi encontrada a bactéria estafilococos em linguiças da Frigosantos.

O resultado da auditoria, realizada nos 21 frigoríficos investigados pela operação, foi divulgado por Eumar Novacki, secretário executivo da pasta, e indicou que esses são os riscos à saúde que os alimentos avaliados apresentam.

Créditos: Getty Images/iStockphoto
Vômito e diarreia são os riscos que o consumo dos produtos apresenta

Essas bactérias foram encontradas em 8 das 302 amostras analisadas. As linhas de fabricação dos dois alimentos foram interditadas e toda produção deve ser descartada.

Consumidores podem identificar os lotes inspecionados por meio do número SIF (Serviço de Inspeção Federal) impresso nas embalagens dos produtos: 4644 (Transmeat) e 2021 (Frigosantos).

O secretário informa ainda que não foram reportados até o momento problemas decorrentes do consumo desses produtos, mas lembra que essas bactérias podem causar diarreia e vômito. Ainda assim, frisou que o tipo de salmonela encontrada nos hambúrgueres não produz esses sintomas, mas a regulamentação não permite a presença dessa bactéria nesse tipo de produtos.

Segundo o especialista Drauzio Varela explica em seu site a “infecção bacteriana é a principal causa de intoxicação alimentar. Os diferentes tipos de Salmonella e o Staphilococus aureus são os mais frequentes agentes da infecção, uma vez que são capazes de viver e multiplicar-se no interior dos intestinos”.