Últimas notícias:

Loading...

Casos da variante Delta já chegam a 97 no Brasil, segundo Saúde

A situação no Rio de Janeiro é a que mais preocupa

Por: Redação

A variante Delta do coronavírus, descoberta pela primeira vez na Índia, já foi detectada em pelo menos 97 pessoas no Brasil, sendo que 5 delas morreram. As informações foram divulgadas pelo Ministério da Saúde.

Os casos foram identificados em sete estados. O Rio de Janeiro é o estado com o maior número de registos da variante Delta – foram 74 até o momento. Porém, os óbitos foram concentrados no Paraná e Maranhão.

variante delta coronavirus
Crédito: Jakub Rupa/istockVariante Delta é mais transmissível

O Ministério da Saúde informou ainda que há registros de uma contaminação em Minas Gerais, duas em Goiás, três em São Paulo e dois em Pernambuco. No Paraná, foram nove casos e quatro mortes, e no Maranhão, seis registros e um óbito.

De acordo com a pasta, os casos e seus respectivos contatos são monitorados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância e Saúde (CIEVS) locais. Os casos suspeitos e confirmados são isolados para tentar frear a circulação dessa nova linhagem do coronavírus.

A variante Delta é muito mais transmissível do que qualquer outra versão do Sars-Cov-2 identificada até agora. Junto com a Alfa, Beta e Gama, a Delta é um das variantes de preocupação sinalizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em maio deste ano, a cepa foi apontada como a responsável pela explosão de casos na Índia. Seu alto poder de transmissão, no entanto, não necessariamente significa que a cepa cause um quadro mais grave de covid-19.

Situação no Rio de Janeiro preocupa

A velocidade de transmissão da variante Delta no Rio de Janeiro preocupa especialistas, que temem uma quarta onda de casos no estado.

Para tentar conter um maior espalhamento do vírus, o Governo do Rio de Janeiro autorizou a redução do intervalo da segunda dose da vacina AstraZeneca de 12 para 8 semanas. A nova recomendação foi feita no último dia, 13, a todos os 92 municípios e cada cidade decide se acata ou não a orientação.

O uso de máscara, álcool gel e respeito ao distanciamento social ainda são os meios mais importantes para se evitar a contaminação.

Compartilhe: