Casos de coronavírus passam de 100 mil no mundo; 80,5 mil são da China

De acordo com último levantamento, já são mais de 3 mil mortes, a maioria na China

Os casos confirmados do novo coronavírus já ultrapassam 100 mil no mundo, de acordo com a última atualização fornecida pela Universidade John Hopkins, dos Estados Unidos, que monitora os casos em tempo real. A China, país de origem do vírus, lidera esses números, com 80,5 mil infectados, seguida da Coreia do Sul, com 6.593 contágios, Irã, com 4,74 mil e a Itália, com 3,85 mil.

A atualização também aponta mais de 3.400 mortes causadas pelo novo coronavírus, sendo 3,04 mil na China, 148 na Itália e 124 no Irã.

Mundo tem mais de 100 mil casos confirmados do novo coronavírus
Créditos: inkoly/istock
Mundo tem mais de 100 mil casos confirmados do novo coronavírus

O novo coronavírus faz parte de uma ampla família de vírus que pode causar desde um resfriado comum até problemas respiratórios que levam à morte.

Sintomas de coronavírus

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, com febre, tosse e dificuldade para respirar. O Covid-19 pode, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Prevenção

Os cuidados para reduzir o risco de contrair o coronavírus são básicos e incluem lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar desinfetante à base de álcool e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

Veja outras dicas:

-Ao tossir ou espirrar é recomendado cobrir a boca e nariz

-Não tocar mucosas de olhos, nariz e boca de outra pessoa

-Usar lenço descartável para higiene nasal

-Não compartilhar objetos de uso pessoal

-Manter o ambiente ventilado

-Ao viajar para locais com circulação do vírus tomar cuidado para não entrar em contato com pessoas doentes e animais vivos ou mortos.