Causa da coceira de menino de 3 anos choca médicos

Os pais da criança procuraram o hospital após coceira e secreção incomum no olho do menino

Menino foi ao hospital após coceira no olho
Créditos: iStock/FilippoBacci
Menino foi ao hospital após coceira no olho

Médicos chineses ficaram chocados ao encontrarem piolhos nos cílios de um menino de 3 anos. A princípio, a criança foi levada ao hospital com coceira nos olhos.

Na unidade de saúde, os pais do menino disseram que ele estava com coceira nos cílios do olho direito. Além disso, eles alegaram que a coceira produzia um líquido “estranho” e “visível” há semanas.

Ao examinarem a criança, os médicos notaram que a pálpebra superior estava vermelha e inchada. O menino também não tinha histórico de alergia e nem outros familiares com o mesmo sintoma.

Após exames, os profissionais descobriram que a visão do menino não estava afetada, mas que parasitas translúcidos estavam rastejando lentamente ao longo de seus cílios.

Imagens mostram a extensão dos cílios da criança infestada pelos piolhos, o que os médicos classificaram como um caso “extremamente raro”.

Menino de 3 anos teve piolho nos cílios
Créditos: Reprodução/American Journal of Ophthalmology Case Reports
Menino de 3 anos teve piolho nos cílios

Causa da infestação de piolhos nos cílios do menino

Segundo as informações, o menino mora em Zhengzhou e adorava brincar na areia, o que fazia com que ele passasse as mãos sujas de terra nos olhos. Porém, os médicos não confirmaram se isso poderia ter causado a infestação de lêndeas.

Não demorou para o problema acabar sendo resolvido, pois a remoção dos piolhos ocorreu imediatamente.

Para o American Journal of Ophthalmology Case Reports, os médicos disseram que primeiro “apararam cuidadosamente” os cílios afetados do menino, para ajudar a remover as lêndeas com eficácia. As pálpebras, então, foram então desinfetadas com uma solução de iodo e compressas de algodão.

Após a remoção dos parasitas, a família recebeu a orientação de aplicar uma pomada de eritromicina de baixa concentração para eliminar qualquer lêndea remanescente.

Orientações dos médicos

A infestação de piolhos nos cílios pode acabar diagnosticada erroneamente como uma condição comum conhecida como blefarite, conforme os médicos.

E, segundo os especialistas, erros de diagnóstico podem prolongar a dor dos pacientes e até mesmo afetar sua visão.

Os profissionais da saúde devem “não apenas considerar inflamações e alergias comuns, mas também estar alertas para infecções parasitárias” ao tratar pacientes com coceira nos olhos ou com secreções anormais, alertaram.