Chá acessível que suga açúcar do sangue e age na prevenção do câncer
Entenda como o chá pode melhorar a função cerebral, prevenir doenças e potencializar a queima de calorias
Muito conhecido por suas propriedades terapêuticas, o chá verde vai além de ser apenas uma bebida saborosa.
O composto epigalocatequina galato, presente nessa infusão, pode acelerar significativamente o metabolismo, ocasionando a queima de cerca de 100 calorias extras por dia.
Abaixo, conheça todos os benefícios do chá verde e saiba quais cuidados você precisa ter para consumir.
- Como melhorar a memória com exercícios simples e naturais
- Estudo diz que remédios para dormir pode disparar o risco de demência
- Chile 2025: as principais vindimas e onde são realizadas
- Fruta que ajuda a reduzir risco de infecção urinária
Funciona como um impulsionador da função cerebral
O chá verde, rico em cafeína e L-teanina, auxilia na melhoria da função cerebral. O consumo desta bebida pode aumentar a concentração, além de contribuir para o aprimoramento considerável da memória.
Previne e combate doenças
Sua ingestão pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, tais quais a prevenção de algumas formas de câncer. Pesquisas apontam que os polifenóis do chá verde atuam como poderosos antioxidantes, podendo reduzir o risco de câncer de mama, próstata e colorretal.
Além disso, essas substâncias presentes no chá podem proteger os neurônios contra doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson.
Sua ação antimicrobiana também é eficaz contra infecções virais e bacterianas, inclusive melhorando a saúde bucal.
Beneficia a saúde cardiovascular e digestiva
O consumo regular de chá verde pode contribuir para a regulação dos níveis de glicose no sangue, o que auxilia na prevenção de diabetes tipo 2.
Ele também pode ajudar na redução do colesterol LDL, assim como aumentar a capacidade antioxidante do sangue, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.
Os benefícios não param por aí: como um estimulante de ácidos estomacais, o chá verde melhora a digestão e a absorção de nutrientes. E estudos ainda sugerem que ele pode proteger contra artrite autoimune, reduzindo sintomas como dores nas articulações.
Outras propriedades do chá verde
O consumo de chá verde pode também promover o bem-estar e o relaxamento. Isso ocorre devido à L-teanina e aos flavonoides contidos na bebida, que favorecem a produção de dopamina e de serotonina.
Ele também é conhecido por seus efeitos redutores de apetite, que podem ajudar na perda de peso.
Cautela no consumo
Embora seus benefícios sejam numerosos, é necessário ressaltar que o consumo excessivo de chá verde pode prejudicar os rins devido ao oxalato e causar efeitos colaterais relacionados à cafeína, como o aumento dos batimentos cardíacos e irritabilidade.
A recomendação é sempre buscar orientação médica para o consumo em casos específicos.
Enfim, o chá verde é uma bebida rica que, além de deliciosa, oferece inúmeros benefícios à saúde, fazendo jus ao merecido destaque que tem na cultura milenar oriental.