Chá de canela é abortivo? Qual sua relação com a menstruação?

Em parceria com Superela
24/11/2017 12:51 / Atualizado em 09/05/2018 19:25

Enquanto a discussão sobre o aborto ainda anda a passos de tartaruga no Brasil (com alguns retrocessos acontecendo no Congresso Nacional), existem na internet alguns conhecimentos populares sobre como fazer a menstruação descer ou estimular um aborto natural. O chá de canela é um deles.

Oficialmente, não existe nenhum estudo médico que comprove que o chá de canela é abortivo. O que se sabe é que a canela é uma especiaria muito estimulante. Como um termogênico, ele é conhecido por aumentar a circulação e a temperatura do corpo e estimular a queima de gordura – além de também causar contrações musculares, inclusive no útero.

Por conta dessas contrações, diz-se que o chá de canela estimula a liberação do endométrio, a parede do útero que se solta durante a menstruação, já que não ocorreu fecundação, e, por consequência, uma gravidez. Ou seja, tomar o chá de canela seria uma maneira de estimular o corpo a menstruar e/ou interromper uma gestação.

Isso tudo, porém, ainda não passa de uma teoria. Tomar o chá de canela em pau seria um truque para fazer a menstruação também vir antes do esperado, com maior intensidade e uma duração menor (e uma opção para quem planeja viajar para a praia ou algum encontro especial próximo daqueles dias). Mesmo assim, esse “adiantamento” não funciona para qualquer momento do ciclo: diz-se que a menstruação desce apenas um ou dois dias antes do esperado.

Para que funcione, o conhecimento popular diz que não é válido tomar só uma xícara de chá de canela. O consumo tem que ser muito alto para que ele tenha qualquer tipo de efeito real sobre o copo, ainda sob o risco de causar indigestão ou problemas relacionados à pressão.

Afinal, grávidas podem ou não tomar chá de canela?

Continue lendo aqui: Chá de canela é abortivo? Qual sua relação com a menstruação