Chá combate gordura no fígado; descubra qual é o mais indicado

Com propriedades diversas, alguns chás podem trazer benefícios para diferentes enfermidades como o acúmulo de gordura no fígado. 

25/06/2023 05:30

Utilizados por povos de diversas regiões do mundo há milênios, chá pode combater males como gordura no fígado – iStock/Divulgação
Utilizados por povos de diversas regiões do mundo há milênios, chá pode combater males como gordura no fígado – iStock/Divulgação - ediebloom/istock

Ervas com predicados medicinais são conhecidas para diferentes condições de saúde há milênios.

Com propriedades calmantes, estimulantes, diuréticas ou expectorantes, algumas infusões podem trazer benefícios  para diferentes enfermidades como, por exemplo, o acúmulo de gordura no fígado.

O chá verde tem demonstrado ser um importante aliado para esse tipo de tratamento.

É o que concluiu um estudo conduzido pela Universidade Penn State, nos EUA, ao descobrir que a combinação de extrato de chá verde descafeinado aliado ao exercício físico reduziu em 75% o acúmulo de gordura no fígado de camundongos.

A pesquisa, no entanto, reforça a importância de um estilo de vida saudável, pautado em ajustes a alimentação e prática regular de exercícios físicos.

Teste em camundongos

Durante a pesquisa, realizada durante 16 semanas,  os camundongos foram divididos em quatro grupos:

Um que consumiu extrato de chá verde e fez atividades físicas regularmente em uma roda de exercícios; o segundo grupo só recebeu chá verde; o terceiro só fez exercícios; e o quarto não sofreu intervenção (grupo controle).

Quatro meses depois, os animais que ingeriram chá verde e praticaram atividades físicas em uma roda de exercícios apresentaram apena 25%  de gordura no fígado, em comparação aos roedores do grupo controle.

Já os ratos que fizerem só exercícios ou só receberam o chá verde apresentaram 50% de gordura no fígado em comparação ao grupo que não sofreu qualquer tipo de intervenção.

 O que é gordura no fígado ?

Tratada como uma das condições hepáticas mais comuns, a “gordura no fígado” é conhecida como esteatose hepática ou doença hepática gordurosa.

Os fatores de risco são diversos: consumo excessivo de álcool, obesidade, diabetes, colesterol elevado, resistência à insulina e uma dieta rica em gorduras.

Quando não tratada,  a gordura pode provocar sintomas como fadiga, desconforto abdominal, perda de apetite, perda de peso inexplicada e fraqueza.