Chocolate pode estar relacionado a menor risco cardiovascular

Um estudo realizado por médicos britânicos sugere que o consumo de chocolate amargo pode estar ‘associado’ a riscos reduzidos de doenças cardiovasculares. Foram analisados, durante dez anos, as correlações entre o consumo de chocolate e a saúde cardiovascular de um grupo de 25 mil homens e mulheres que moram na cidade de Norfolk, no leste da Inglaterra. As informações são da ‘Revista Exame’.

A pesquisa relacionou a quantidade de chocolate que os voluntários para a pesquisa declaravam consumir e os dados sobre sua saúde cardiovascular. Taxa de colesterol, ocorrência de acidentes cardíacos, de acidente vascular cerebral (AVC), etc.

Apesar das conclusões, não existe uma relação de causa e efeito comprovadas
Créditos: Yuri Arcurs
Apesar das conclusões, não existe uma relação de causa e efeito comprovadas

A partir desta observação, foi constado que aqueles que declaram consumir mais chocolate têm estatisticamente menos doenças cardiovasculares.

Mas os autores reconhecem também que aqueles que comem mais chocolate são também mais jovens, com o peso recomendado para a idade e o tamanho e praticam mais esportes. Fato que, também, torna esse grupo de pessoas menos sujeitos às doenças do coração.

Leia a matéria completa.