Ciência descobre número ideal de passos para manter o peso

Caminhada está associada ao combate da osteoporose, depressão, derrame, infarto e outras doenças

Número de passos: Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, movimentar-se  por 21,43 minutos todos os dias da semana reduz o risco de morte prematura em um terço
Créditos: YinYang/istock
Número de passos: Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, movimentar-se  por 21,43 minutos todos os dias da semana reduz o risco de morte prematura em um terço

Recentemente, pesquisadores da Universidade Vanderbilt, em Nashville (EUA), descobriram o número “mágico” de passos diários necessários para que uma pessoa consiga manter o peso.

Responsável por combater a osteoporose, depressão, derrame, infarto e proporcionar uma série de benefícios, a caminhada é uma prática simples e fácil de ser incluída em nossa rotina.

De acordo com o estudo, caminhar ao menos 8.200 passos por dia, o equivalente a 6,8 quilômetros, está associado a menor risco de obesidade, apneia do sono, refluxo e outras condições clínicas.

Por outro lado, pesquisas sobre o tema indicam que uma pessoa – desde a idade adulta até a meia-idade – ganha, em média, 0,5 gramas a um quilo a cada ano. Movimento que, ao longo do tempo, leva lentamente a um peso não saudável e até obesidade.

Caminhar reduz risco de obesidade

Por isso, o professor associado da divisão de medicina cardiovascular da Uuniversidade Vanderbilt, Evan Brittain, autor do estudo, enfatiza: “As pessoas realmente podem reduzir o risco de obesidade andando mais”.

Ao todo, os cientistas analisaram os dados de  6.042 americanos – com idades entre 41 e 67 anos. Durante quatro anos, os participantes usaram um relógio inteligente que monitorava o número de passos e as atividades físicas.

Além do número considerado ideal para uma caminhada diária, o estudo apontou que o hábito de andar também está associado ao controle de diabetes tipo 2 e a hipertensão. Contudo, há de salientar que, nesses casos, não houve uma melhora progressiva acima dos 9 mil passos.

Outro ponto observado pelo estudo é que, para participantes acima do peso, a caminhada foi um pouco mais extensa. Segundo a pesquisa, essas pessoas devem andar cerca de 11 mil passos por dia, assim o risco de desenvolver obesidade diminui em até 64%.

É mais um estudo que ilustra o poderoso impacto que a caminhada e outras formas de exercício têm na nossa saúde.