Cientistas israelenses criam bafômetro que identifica coronavírus
Para identificar a doença, a pessoa deve soprar o dispositivo por quase 1 minuto
Pesquisadores da Universidade Ben-Gurion, em Israel, criaram um aparelho capaz de detectar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O dispositivo funciona de forma semelhante a um bafômetro, ferramenta utilizada para medir níveis de etanol no sangue.
Para identificar a doença, a pessoa deve soprar o dispositivo por quase 1 minuto. Os sensores analisam as partículas da respiração e fornecem o resultado em 20 segundos, mesmo que a pessoa seja assintomática.
O sistema desenvolvido pelo pesquisador também permite que o teste seja feito com amostras biológicas de garganta e nariz por meio de cotonetes.
De acordo com Gabby Sarusi, vice-diretor de pesquisa da Escola de Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Ben-Gurion, as principais vantagens desse método de testagem são a precisão, rapidez e o custo.
O valor estimado para cada avaliação corresponde a 50 dólares e o resultado sai em menos de um minuto. O processo ainda dispensa o manuseio de amostra ou uso de reagentes.