CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Cinco razões para estimular seu filho a brincar com os amigos

Por: Publieditorial

A brincadeira na infância é muito importante para o desenvolvimento integral da criança. Mas, assim como qualquer outra descoberta, brincar em conjunto com os amigos também é um aprendizado para a criança.

Alguns adultos ficam receosos, com medo que os filhos briguem e se machuquem, mas é importante ter em mente que, da mesma forma como uma criança aprende a brincar sozinha, ela também aprende a conviver e a brincar com outras crianças e todos esses aprendizados fazem parte da sua trajetória.

“Toda criança terá direito a brincar e a divertir-se, cabendo à sociedade e às autoridades públicas garantir a ela o exercício pleno desse direito.”, trecho da Declaração Universal dos Direitos da Criança

A seguir, confira 5 (bons) motivos para deixar seu pequeno brincar livremente com outras crianças:

É brincando junto que a criança aprende a ouvir e considerar pontos de vistas diferentes, a argumentar, a fazer-se entender, e a concordar e descordar. Assim, pode-se dizer que a brincadeira é uma grande escola para a vida adulta.

É brincando, também, que a criança aprende a respeitar regras e, principalmente, a respeitar a diferença. Assim, a partir da brincadeira, uma criança entende a importância de respeitar a si mesma e ao outro.

A brincadeira em conjunto também é uma ótima forma da criança aprender a lidar com suas emoções e impulsos. Conviver com outras crianças é diferente do convívio com adultos, e é muito importante que a criança descubra e entenda isso por si só.

Brincar junto também é uma forma de aprender a exercer liderança ou ser liderado. Mais uma vez, aqui entra a habilidade de se comunicar, de ouvir e de se posicionar em relação à cada situação.

Por fim, e não menos importante, quando brinca, a criança estreita vínculos e constrói intimidade com outras. E, adivinhe, é exatamente  assim que se faz amigos ;)

Leia também: Iniciativas em comunidade que valorizam a brincadeira de rua e o acolhimento à infância

1
Coronavírus: bancos de sangue de SP estão baixos e pedem doações
Desde o Carnaval os estoques de sangue de São Paulo operam em sinal de alerta e a situação ficou ainda …
2
Coronavírus: informações importantes para você não entrar em pânico
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. O termo pode assustar, mas …
3
OMS declara pandemia de coronavírus
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. Mais de 109 países foram …
4
Aprenda a lavar as mãos corretamente para se proteger do coronavírus
A epidemia do coronavírus põe o mundo em alerta. Para se proteger contra o vírus, entretanto, basta um método básico …
5
Coronavírus: Brasil está pronto para lidar com a doença, diz ministro
O Ministério da Saúde confirmou na quarta-feira, 27, o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. O paciente é um …
6
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …
7
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
8
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …