CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Cinco razões para estimular seu filho a brincar com os amigos

Por: Publieditorial

A brincadeira na infância é muito importante para o desenvolvimento integral da criança. Mas, assim como qualquer outra descoberta, brincar em conjunto com os amigos também é um aprendizado para a criança.

Alguns adultos ficam receosos, com medo que os filhos briguem e se machuquem, mas é importante ter em mente que, da mesma forma como uma criança aprende a brincar sozinha, ela também aprende a conviver e a brincar com outras crianças e todos esses aprendizados fazem parte da sua trajetória.

“Toda criança terá direito a brincar e a divertir-se, cabendo à sociedade e às autoridades públicas garantir a ela o exercício pleno desse direito.”, trecho da Declaração Universal dos Direitos da Criança

A seguir, confira 5 (bons) motivos para deixar seu pequeno brincar livremente com outras crianças:

É brincando junto que a criança aprende a ouvir e considerar pontos de vistas diferentes, a argumentar, a fazer-se entender, e a concordar e descordar. Assim, pode-se dizer que a brincadeira é uma grande escola para a vida adulta.

É brincando, também, que a criança aprende a respeitar regras e, principalmente, a respeitar a diferença. Assim, a partir da brincadeira, uma criança entende a importância de respeitar a si mesma e ao outro.

A brincadeira em conjunto também é uma ótima forma da criança aprender a lidar com suas emoções e impulsos. Conviver com outras crianças é diferente do convívio com adultos, e é muito importante que a criança descubra e entenda isso por si só.

Brincar junto também é uma forma de aprender a exercer liderança ou ser liderado. Mais uma vez, aqui entra a habilidade de se comunicar, de ouvir e de se posicionar em relação à cada situação.

Por fim, e não menos importante, quando brinca, a criança estreita vínculos e constrói intimidade com outras. E, adivinhe, é exatamente  assim que se faz amigos ;)

Leia também: Iniciativas em comunidade que valorizam a brincadeira de rua e o acolhimento à infância

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.