Cinco situações do dia a dia que podem causar câncer

Hábitos comuns do dia a dia podem representar alto risco da doença; confira

Diretamente associada ao câncer, a poluição é responsável por 9 milhões de mortes por ano em todo o mundo, segundo a revista The Lancet Planetary Health – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Diretamente associada ao câncer, a poluição é responsável por 9 milhões de mortes por ano em todo o mundo, segundo a revista The Lancet Planetary Health – iStock/Getty Images

Linguiça, bacon, presunto e outras carnes processadas representavam um risco para a saúde como substâncias que causam câncer, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, uma série de hábitos comuns da rotina também podem contribuir para o surgimento da doença.

Confira alguns deles:

Fumo passivo

De acordo com a OMS, estar do lado de um fumante pode ser tão mortal quanto o hábito do tabagismo. Dados divulgados pela entidade indicam que o fumo passivo mata mais de 600 mil pessoas por ano, 28% delas crianças. Nos adultos, a exposição à fumaça do tabaco pode gerar doenças cardiorrespiratórias, além, de câncer de pulmão.

Poluição

Em 2012, cerca de 3,7 milhões de pessoas com menos de 60 anos faleceram em decorrência da exposição à poluição, segundo levantamento realizada pela OMS.

Dois anos antes, 223 mil pessoas morreram por câncer de pulmão por conta da poluição atmosférica e um conjunto de poluentes, como poeira e fumaça, conhecido como material particulado.

Fumaça de motores a diesel

Desde a década de 80 a fumaça emitida por motores a diesel já é considerada um agente cancerígeno categoria ‘1’.
Um estudo de 2012 em parceria do Instituto Nacional de Câncer e do Instituto Nacional de Saúde e Segurança do Trabalho nos Estados Unidos constatou um aumento no risco de morte por câncer de pulmão.

Exposição ao gás radônio

O radônio é um gás radioativo presente em rochas que sobe do solo à superfície. Em geral, a substância se dilui no ambiente, mas pode ter concentrações perigosas em ambientes fechado. Materiais de construção concentram o gás.
Incolor e inodoro, o gás é a principal causa específica de mortes por câncer de pulmão após o tabaco.

Com informações do site The Daily Mail.