Simpatectomia promete acabar com o excesso de suor
Cirurgia que desliga o nervo responsável pela produção de suor é o último recurso dos médicos em casos extremos
A simpatectomia é uma cirurgia que “desativa” o nervo simpático, responsável pela produção de suor. Em alguns casos, ele gera a hiperidrose –transpiração muito intensa. Esse é o último recurso para quem sofre com a sudorese excessiva.
Segundo o dermatologista Luiz Guilherme Castro, os especialistas costumam começar o tratamento com o uso de desodorantes antitranspirantes, e, de acordo com a resposta do paciente, podem aplicar de toxina botulínica antes de chegar à intervenção cirúrgica.
Castro tirou dúvidas sobre o tema no site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre. Sobre o mau odor, Castro explica que existem dois tipos de glândulas: écrinas e apócrinas.
- Pressão alta e suor noturno podem ser sinais deste tipo de câncer
- Qual o mais saudável para a pele: desodorante natural ou antitranspirante?
- Os alimentos e bebidas responsáveis por fazer você cheirar mal
- O cheiro pode indicar como está sua saúde
“As écrinas produzem um suor mais líquido enquanto as apócrinas produzem uma secreção que contém várias substâncias químicas”, disse. “As bactérias presentes na pele da axila metabolizam algumas dessas substâncias químicas produzidas pelas glândulas apócrinas, e estas substâncias tem odor característico.”
Castro conta que os antitranspirantes contêm substâncias químicas que diminuem a produção do suor e, indiretamente, evitam o mau odor, mesmo aqueles produtos sem perfume.
Para ler na integra as respostas do dermatologista, clique aqui.
- Leia também: