Cisticercose: causas e sintomas de larvas de tênia no corpo

Entenda o que é, como é transmitida e quais os sintomas da condição

O raio-x de um paciente com dezenas de larvas de verme sob a pele viralizou após o médico publicar a imagem no Twitter. A condição chamada cisticercose é causada pela larva do parasita Taenia solium – a tênia do porco – que cria cistos em várias partes do corpo.

Essa condição só se desenvolve após a pessoa ingerir os ovos da solitária através de alimentos ou água contaminados.

Esses ovos chegam ao sistema digestivo e, ao chegar ao intestino delgado, acontece a liberação dos embriões do parasita. Os embriões caem na corrente sanguínea e fixam-se em diferentes tecidos do corpo, alojando-se em locais como, por exemplo, olhos, coração e no sistema nervoso central.

Cisticercose – as larvas ingeridas caem na corrente sanguínea e podem chegar em diferentes partes do corpo
Créditos: reprodução/Twitter/Sinhyu/istock
Cisticercose – as larvas ingeridas caem na corrente sanguínea e podem chegar em diferentes partes do corpo

Quais os sintomas da cisticercose?

A doença pode apresentar diferentes sintomas, variando de acordo com o local onde a larva se instala no organismo.

Nos casos que se restringem aos tecidos e musculatura, as larvas formam um cisto que aumenta de tamanho e forma então os cisticercos. A pessoa pode apresentar inchaço, inflamação e dificuldade nos movimentos.

Já quando a localização é no cérebro, pode haver queixas de dor de cabeça frequente, confusão mental e convulsões. Quando o local atingido são os olhos, pode haver até risco de cegueira.

Tênia no intestino humano
Créditos: selvanegra/istock
Tênia no intestino humano

A cisticercose se difere da teníase. Enquanto a primeira ocorre a partir da larva da tênia, a segunda é uma infecção intestinal com a tênia adulta. Os seres humanos adquirem a teníase com T. solium após comer carne de porco mal cozida contendo cisticercos.

Já a cisticercose é contraída através de fezes humanas contendo os ovos microscópicos da tênia T. solium. Uma maneira de isso acontecer é ser infectado pela tênia – chamada teníase – e depois eliminar os ovos do verme nas fezes.

Se os ovos chegarem à comida da pessoa ou de outra pessoa, há o risco de cisticercose, que faz com que os cistos se desenvolvam em qualquer parte do corpo.

Embora a própria carne de porco não cause cisticercose a uma pessoa, a carne de porco que não é cozida adequadamente pode transmitir a teníase.