Cleo detalha sintomas antes do diagnóstico de TDAH e doença autoimune
A atriz participou do podcast Pod Delas e revelou como lidou com o diagnóstico, e como uma mudança de hábito ajudou no tratamento das doenças
Cleo abriu o coração para falar sobre quando recebeu o diagnóstico de TDAH e Tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune na qual os anticorpos produzidos pelo organismo acabam atacando as células tireoidianas.
Durante participação no poscast Pod Delas, na última semana, a atriz revelou os sintomas físicos que enfrentava e como procurou ajuda quando percebeu que algo estava errado.
Cleo compartilhou que, durante um período complicado em sua vida, ela sentia muita exaustão e tonturas a ponto de precisar permanecer deitada. Ela procurou ajuda médica e, após algumas tentativas frustradas de tratamento, finalmente conseguiu ajuda.
- Estudo mostra que estilo de vida está associado a maior risco de AVC; saiba qual
- Estudo liga um tipo de alimento a piora nas crises de psoríase
- Capitólio: o roteiro que faltava para uma viagem perfeita
- Ansiedade e depressão podem levar à condição física perigosa
“Me sentia totalmente debilitada, esquecida, cansava rápido, tonta, tinha que ficar deitada. O tratamento não deu certo e procurei um médico que me ajudou a desinflamar o organismo”, revelou.
Como a reeducação alimentar ajudou Cleo?
Cleo disse que descobriu a doença autoimune durante a pandemia. “A Tireoidite de Hashimoto é como se os seus anticorpos entendessem que a sua tireoide é um corpo estranho dentro do seu organismo. É uma doença autoimune, então eles começam a atacar a sua tireoide e produzem todos esses hormônios. (…) Você fica totalmente debilitada, fica esquecida, exausta, tonta, não consegue ficar deitada. É horrível”, desabafou.
A atriz mencionou que, por causa desses sintomas, ela decidiu fazer os exames e recebeu o diagnóstico.
“O médico tem que ficar muito atento, provavelmente eu já tinha isso antes, só que ela chegou em um ponto que ‘meio que explodiu’ dentro do meu sistema e eu não estava mais conseguindo fazer coisas básicas, mas isso não tinha sido acusado por nenhum médico”, contou.
Após o diagnóstico, ela decidiu mudar toda a sua alimentação. Segundo Cleo, antes ela vivia à base de junk food, ou seja, comidas nada saudáveis. Mas, graças à reeducação alimentar, a atriz mudou seu estilo de vida totalmente e cortou glúten, açúcar e lactose.
Na entrevista, inclusive, ela destacou que tais alimentos têm um papel inflamatório no organismo: “Isso tudo inflama o corpo.”
Cleo também revelou que os exercícios físicos são muito importantes para a doença autoimune, inclusive para o seu TDAH, também descoberto durante a pandemia.
Diagnóstico de TDAH
O TDAH é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, que se caracteriza por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade.
A descoberta de Cleo foi resultado da ajuda de um psiquiatra. Conforme declarações, a artista vem lidando com esses sintomas desde a infância.
“O médico entrevistou minha mãe [a atriz Glória Pires], mandou questionário para mim e diagnosticou. Tenho desde criança e tudo leva a crer que nasci com TDAH. Ficava muito entediada de tudo. Tinha tédio de tudo”, lembrou.
Em novembro de 2022, a atriz já havia se pronunciado sobre a dificuldade de identificar e receber o diagnóstico. “Eu vivi muitos anos em meio a um caos que eu não sabia que dava para melhorar e viver mais em paz. Então chegamos ao diagnóstico e foi libertador”, comemorou, durante uma conversa ao PocCast.