Colesterol alto: sinal de alerta pode aparecer à noite

Dor, cãibras ou desconforto nas pernas são alguns dos sinais acusados pelo colesterol alto durante à noite

Dor, cãibras ou desconforto nas pernas são alguns dos sinais acusados pelo colesterol alto durante à noite – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Dor, cãibras ou desconforto nas pernas são alguns dos sinais acusados pelo colesterol alto durante à noite – iStock/Getty Images

Embora não indique sinais de alerta, o colesterol alto pode se manifestar por meio de alguns sintomas quando o composto gorduroso se acumula nas artérias. Um deles se sucede, sobretudo, à noite.

Isso acontece porque os altos níveis de colesterol causam o acúmulo de placas nas artérias. Uma vez que as artérias contêm muito dessa placa, formada por substâncias gordurosas, elas se tornam espessas e rígidas, contribuindo para uma redução do fluxo sanguíneo.

Tal movimento faz com que os músculos e outros tecidos, além do estreitamento, não recebam um suprimento de sangue bom o suficiente.

Esses processos estabelecem as bases para uma condição conhecida como doença arterial periférica (DAP), que pode provocar ataques cardíacos e derrames.

Sinais durante à noite

O primeiro sintoma desencadeado pela DAP, alertam os especialistas, pode ser dor, cãibras ou desconforto nas pernas, que podem ocorrer à noite atrapalhando o sono.

Nos estágios iniciais da doença, a dor geralmente ocorre apenas durante a atividade. Mais tarde, no entanto, as artérias podem ficar tão estreitas que, mesmo em repouso, os músculos não recebem sangue suficiente para funcionar adequadamente e isso causa dor.

Além disso, há um elemento mecânico para o problema à noite, que agrava a situação.  Com a pessoa deitada, o fluxo sanguíneo para as pernas não está sendo auxiliado pela gravidade.

Por outro lado, vale lembrar que nem sempre a DAP acusa muitos sintomas perceptíveis, o que a torna uma doença de difícil diagnóstico – da mesma forma que o colesterol alto. Por isso, é sempre importante consultar um médico. A maneira mais confiável de determinar os níveis de colesterol é por meio de um exame de sangue.