Colesterol ruim pode ser reduzido com chá rico em antioxidante
Especialistas concluíram que o chá de ervas também pode reduzir níveis de colesterol ruim
A redução dos níveis de colesterol está diretamente associada à adoção de uma dieta saudável. Estudo conduzido pela Tea Advisory Panel, um site que reúne especialistas nas áreas de saúde, nutrição e dieta, descobriu que um chá específico pode ajudar nesse sentido.
De acordo com evidências obtidas no estudo, beber chá de camomila todos os dias contribui significativamente para que os níveis da substância cerosa caiam, diminuindo, assim, o risco de doenças cardíacas.
A razão para isso, de acordo com o estudo, se resume à propriedade antioxidante da bebida. Os flavonas reduzem a síntese de colesterol e aumentam a atividade dos receptores de LDL nas células, o que significa que o colesterol LDL (ruim) é removido do sangue.
- Novo medicamento reduz forma genética do colesterol alto em até 86%
- Descubra o poder da romã para a saúde do coração
- Tratamento de colesterol alto genético avança com redução de 86%
- Estudo revela o que pode aumentar expectativa de vida em 5 anos
Pesquisas mostram poder do chá de camomila
Pesquisa publicada no Journal of Endocrinological Investigation também descobriu que o chá de camomila pode reduzir o colesterol alto em cerca de 18%.
Para chegar à evidência, a equipe envolvida pediu aos 64 participantes que tomassem três xícaras de chá de ervas ou água quente diariamente.
As descobertas mostram que o chá de camomila foi capaz de reduzir o colesterol “ruim” e o colesterol total, bem como os triglicerídeos, que são outro tipo de gordura ruim no sangue.
Devido a essas habilidades, os especialistas concluíram que o chá de ervas também pode reduzir o risco de doenças cardíacas. O mesmo estudo também encontrou reduções nos níveis de insulina e marcadores de baixo controle de açúcar no sangue.