Colesterol: três bebidas que controlam o excesso de gordura

Colesterol está associado a doenças como AVC e infarto

Suco de tomate combate o excesso de radicais livres no organismo, reduzindo a oxidação das células de gordura e controlando o colesterol (ruim) – iStock/Getty Images

Doenças como acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco são algumas das graves consequências que podem provocadas pela alta taxa de colesterol no sangue.

Por isso, estar atento à alimentação é um passo importante para quem busca um estilo de vida mais equilibrado e saudável. E o mesmo vale quando o assunto é bebida

Afinal, o que é o colesterol?

Um tipo de gordura presente no organismo, ele cumpre papel indispensável na produção de energia, hormônios e ácidos que atuam digestão dos alimentos. Porém, como tudo em exagero, tende a oferecer risco à saúde, já que pode ser incorporado a alguns órgãos do corpo. Nas artérias, o acúmulo de colesterol aumenta consideravelmente a chance de infarto.

De onde vem o colesterol?

Do fígado, de onde vem toda a produção de colesterol necessária para inúmeras funções do corpo, criando hormônios, sais biliares, vitamina D e afins. E também de alimentos como laticínios, aves ou carne, ricos em gorduras saturadas e trans – que, se consumidas em excesso, produzem mais colesterol do que o necessário.

E o meu colesterol ?

Justamente pela ausência de sintomas, o colesterol pode representar um grande risco à saúde. Isso porque, ele se manifesta em dois quadros clínicos de urgência: ataque cardíaco ou derrame, daí a importância da manutenção de exames periódicos.

Bebidas que podem ajudar

1. Suco de tomate

Alguns estudos apontam o suco de tomate como um coadjuvante na redução do colesterol ruim. Isso se explica porque os tomates são ricos em um compostos chamados licopeno e caroteno. Esses dois nutrientes possuem propriedades antioxidantes, que contribuem para combater ativamente o excesso de radicais livres no organismo, reduzindo a oxidação das células de gordura e ajudando a controlar o colesterol.

Além disso, pesquisas sugerem que o processamento de tomates em suco aumenta seu teor de licopeno.

Por conter fibras, o suco de tomate promove ainda a eliminação do excesso de gordura no sangue pelas fezes, estimulando o equilíbrio dos níveis de colesterol ruim na corrente sanguínea.

2. Leite de aveia

Trocar o leite de vaca por leite de aveia é uma ótima escolha para reduzir e manter os níveis normais de colesterol.

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Lund, na Suécia, examinou 66 homens com colesterol alto durante um período de cinco semanas. Nesse período, eles beberam leite de aveia sem fibras insolúveis.

Os resultados sugeriram que beber três xícaras (750 mL) de leite de aveia por dia durante cinco semanas reduziu o colesterol total e o LDL em 3% a 5%.

Ao escolher um leite de soja, é importante considerar um sem adição de açúcar.

3. Chá verde

Algumas pesquisas indicam que os antioxidantes encontrados no chá podem ajudar a diminuir o colesterol. Uma meta-análise do American Journal of Clinical Nutrition sugere que o chá verde reduz significativamente o colesterol total, incluindo LDL ou colesterol “ruim”, no sangue para 2,19 mg/dL.