Combata 11 transtornos emocionais com exercícios físicos

04/02/2015 14:06 / Atualizado em 06/05/2020 18:39

Pesquisas científicas comprovam que a prática de exercícios físicos pode ajudar a prevenir ou até mesmo tratar problemas e doenças emocionais, como o estresse, a depressão e a síndrome do pânico. Por isso, o Minha Vida conversou com especialistas que deram dicas sobre como combater esses transtornos praticando exercícios.

 
 

Em entrevista ao site, o educador físico Fábio Miranda, coordenador do Centro de Wellness do Instituto Wilson Mello, em Campinas, afirmou: “A atividade física pode combater a depressão, aumentar a libido e até melhorar a autoestima”.

Confira algumas dicas:

Depressão

De acordo com estudo realizado pelo Centro Médico de Southwestern, na Universidade do Texas (EUA), a prática de exercícios aeróbicos regulares pode reduzir os sintomas de depressão pela metade. A pesquisa acompanhou 80 pacientes durante três anos e os dividiu em dois grupos: um fazia treinamento aeróbico três ou cinco vezes por semana e o outro praticava apenas exercícios de alongamento.

O grupo que praticou exercícios aeróbicos cinco vezes por semana reduziu os sintomas em 47% após três meses de treinos. O grupo que se exercitava três vezes por semana melhorou seus sintomas em 30%.

Segundo Fábio Miranda, a atividade física proporciona distração e convívio social, além de liberar substâncias como endorfina e serotonina, responsáveis por melhorar o humor. “Praticar esportes, seja de curta ou longa duração, causa bem-estar mental e melhora psicológica na maioria das pessoas”, afirma o educador físico. Bastam 15 a 30 minutos de exercícios em dias alternados para sentir os efeitos positivos.

Ansiedade

Pesquisadores da Southern Methodist University, nos Estados Unidos, descobriram que pessoas com um quadro clínico de ansiedade podem ter os sintomas reduzidos com atividade física de intensidade moderada – 150 minutos de prática por semana.

O educador físico e fisiologista do exercício Gustavo Lopes, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), afirma que os mecanismos que comprovam essa relação ainda não estão totalmente esclarecidos. “Mas tudo indica que a concentração no treino ajuda a esquecer, por algum tempo, os problemas geradores de ansiedade e isso já desponta como um grande benefício”, explica.

Veja aqui todas as dicas para combater transtornos emocionais com exercícios.