Comer morango regularmente melhora a saúde do seu coração

Estudo realizado nos EUA mostra que consumo regular da fruta promove uma série de benefícios para a saúde cardiovascular

Efeitos do morango para a saúde do coração foi testada em 34 adultos, revelando benefícios da fruta uma hora após o consumo – iStock/Getty Imatges
Créditos: Suzy Hazelwood/Pexels
Efeitos do morango para a saúde do coração foi testada em 34 adultos, revelando benefícios da fruta uma hora após o consumo – iStock/Getty Imatges

Estudo divulgado pelo Instituto de Tecnologia de Illinois, nos Estados Unidos, revela que o consumo regular de morangos está ligado à saúde do nosso coração. Os resultados detalham que comer cerca de oito morangos por dia confere uma série de vantagens cardiometabólicas para os humanos.

Por outro lado, a ingestão insuficiente de frutas está associada aos três principais fatores precipitantes de doenças cardiovasculares e diabetes. Por isso, de acordo com especialistas, é necessário manter um hábito de fortalecer tanto a quantidade quanto a variedade de frutas na alimentação diária.

As evidências obtidas nesta pesquisa corroboram descobertas anteriores sobre os benefícios cardiometabólicos do morango, o que inclui diminuição do colesterol total e do “ruim” (lipoproteína de baixa densidade). Além disso, a fruta promove o incremento do relaxamento vascular e de sua elasticidade, além de reduzir a inflamação, o estresse oxidativo e a resistência à insulina.

Saúde do coração: Morango e a prevenção de doenças

Fonte rica de antioxidantes, o morango tem suas propriedades abalizadas pela comunidade médica há tempos. Para confirmar esses indícios, os pesquisadores desenvolveram um estudo aleatório e controlado com 33 adultos obesos.Nele, esses voluntários consumiam cerca de duas xícaras e meia de morangos diariamente.

Entre os ganhos observados, o hábito diminuiu consideravelmente a resistência dos participantes à insulina enquanto aumentou o tamanho das partículas de “colesterol bom”, comparado ao grupo que não consumia a fruta. “Nosso estudo dá suporte à hipótese de que a ingestão de morangos pode diminuir os riscos cardiometabólicos”, afirmou a autora principal, Arpita Basu. “Acreditamos, a partir desta evidência, que o morango pode desempenhar um papel vital em uma abordagem de ‘alimento como remédio’ para a prevenção de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares em adultos.” 

A pesquisa destaca ainda o valor nutricional dos morangos, caracterizando a fruta como uma fonte diária recomendada de vitamina C, além de outros nutrientes e compostos bioativos essenciais à saúde.