Como a meditação influencia na rotina do trabalho

Acalmar e relaxar costumam ser os principais objetivos de quem recorre à meditação. Porém, por ser associada a um estilo de vida zen, há quem se engane acreditando que a prática não pode ser realizada em ambientes agitados e estressantes como os escritórios.

O simples ato de alongar-se durante a jornada de trabalho já é um passo para quem pretende incluir momentos de bem estar dentro da rotina do trabalho. Boa postura da coluna na hora de sentar, pernas bem posicionadas e alongar-se de tempos em tempos durante o dia são atividades que já proporcionam melhoria corporal.

Para quem possui dores nas juntas e sofre por passar horas sentado, a meditação ajuda a reduzir esse desconforto. Uma pesquisa da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, mostra que o mecanismo é capaz de reduzir as respostas emocionais do corpo, principalmente aquelas relacionadas à dor.

Outro beneficio é o aumento da concentração, habilidade imprescindível nas tarefas e atividades do trabalho. O praticante torna-se mais produtivo e mais apto a trabalhar em equipe devido à melhora na capacidade de compreensão.