Como controlar o açúcar no sangue e a diabetes com o consumo destes legumes
Estudos apontam quais alimentos podem ser boas escolhas para quem precisa controlar a glicose no sangue
Os níveis elevados de açúcar no sangue podem ter vários perigos para a saúde para diabéticos e não diabéticos. Mas mudanças simples na alimentação podem ajudar. Certos legumes e vegetais têm o poder de sugar a glicose, de acordo com a ciência.
Aqueles que são ricos em fibras e outros componentes específicos são ótimos para ajudar a manter o açúcar no sangue sob controle. Veja abaixo alguns deles:
Cenoura
A cenoura é rica em betacaroteno e isso conta muitos pontos para ela. Segundo alguns estudos, este antioxidante ajuda a regular o açúcar no sangue e a melhorar a função das células beta pancreáticas, que produzem a insulina. Esse benefício seria capaz de atuar na prevenção da diabetes mellitus tipo 2.
- Saiba quais são os alimentos que causam pico de glicose no sangue
- Como adotar hábitos saudáveis e controlar a diabete tipo 2
- 7 legumes que ajudam a controlar o diabetes
- 5 sinais discretos na pele podem sinalizar diabetes; saiba reconhecer
Brócolis
A fibra é fundamental para ajudá-lo a controlar seus níveis de açúcar no sangue. Isso ocorre principalmente porque a fibra não é digerida, o que significa que seu sangue não a absorve da mesma forma que faria com outros carboidratos.
Vegetais crucíferos como brócolis, couve de Bruxelas e couve-flor são ricos em fibras, com baixo teor de açúcar natural e muito saciantes, fazendo você se sentir satisfeito por mais tempo.
Além disso, o brócolis tem um composto chamado sulforafano, que controla a resistência insulínica e os níveis de glicose. Um estudo com pacientes diabéticos mostrou que esse composto químico reduziu em mais de 10% os níveis de glicose no sangue.
Abobrinha
A abobrinha é riquíssima em fibras solúveis que reduzem a velocidade de absorção dos alimentos, evitando o pico de glicose no sangue. Além disso, como tem um baixo índice glicêmico. É uma ótima opção de legume para substituir o carboidrato no prato.
Berinjela
A berinjela é frequentemente esquecida na conversa sobre vegetais ricos em nutrientes, mas esse alimento pode ser um ótimo acompanhamento para o seu próximo jantar.
Além de conter fibras solúveis e ser um legume de baixo índice glicêmico, a berinjela contém compostos clorogênicos que tem uma ação de regular o açúcar no sangue.
Estudos, inclusive, já destacaram o legume como um composto de interesse para reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Couve-flor
Seja no vapor ou no arroz, a couve-flor pode ser um ótimo complemento para a sua refeição para ajudá-lo a manter os níveis de glicose no sangue sob controle.
Além disso, é uma excelente fonte de vitamina A antioxidante, uma boa fonte de vitamina K e é pobre em carboidratos.