Como devo agir ao constatar que um adolescente, próximo a mim, está fazendo uso de drogas?

Saiba o que fazer quando presenciar algum jovem fazendo uso de drogas

O uso de drogas nas grandes metrópoles toma proporções cada vez maiores e muitas vezes as pessoas não sabem muito bem como lidar ao presenciar essa situação.

Antes de abordar o jovem, é preciso que os responsáveis discutam exatamente o que vai ser feito. Se não houver consenso entre o pai e a mãe, não adianta, é melhor procurar alguém que o jovem respeite.

Gritar, brigar e ameaçar com internação são ações que podem piorar o problema e dificultar ainda mais o diálogo, que, certamente já está difícil há algum tempo. Mas ser conivente com a situação é pior ainda. Não basta apenas proibir o uso, é preciso fazer o adolescente perceber que está prejudicando sua vida e resolver os conflitos que o levaram a buscar a droga.

Limites

Segundo o psicólogo Marcos Govoni, “quando há respeito e limites, o adolescente acaba largando as drogas sem maiores problemas. Mas se os limites não foram colocados anteriormente, nunca é tarde para começar. Exemplo de limites é deixar de atender a todos os desejos do filho, pois a falta é o que dá movimento à vida”.

Tratamento

Para saber sobre o tratamento do adolescente e da família, clique aqui.