Como funciona o coração artificial que MC Marcinho usava?
MC Marcinho sofria de problemas no coração e morreu na manhã deste sábado, 26
Ícone do funk, MC Marcinho morreu neste sábado, 26, aos 45 anos. Segundo boletim divulgado pelo Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro, a causa da morte foi falência múltipla de órgãos.
O cantor, famoso pelos hits “Rap do Solitário”, “Princesa” e “Glamurosa”, estava internado desde o dia 27 de junho, em decorrência de problemas cardíacos.
Ele estava na lista de transplante cardíaco e aguardava um coração. Mas, nos últimos dias, ele acabou sendo retirado da lista por causa de uma infecção generalizada.
- O suco que pode reduzir a pressão arterial e proteger o coração
- 5 sinais de infarto que vão além da dor no peito
- 5 aplicativos que medem a pressão e ajudam a monitorar a hipertensão
- Esse é o melhor chá para regular pressão alta
Em 13 de julho, o artista passou por uma cirurgia para implante de coração artificial. Marcinho permaneceu com o dispositivo até falecer.
Como funciona o coração artificial?
O coração artificial, chamado Dispositivo de Assistência Ventricular (DAV), tem a função de bombear sangue pelo corpo, apoiando ou substituindo a função do coração humano.
Ele é usado em pacientes com insuficiência cardíaca grave, em caso de internação ou quando os medicamentos endovenosos usados não são suficientes.
O dispositivo serve também como ponte para a recuperação ou para o transplante cardíaco. A duração varia de três a quatro meses.
O DAV possui duas bombas: uma que direciona o sangue para os pulmões, onde passa por oxigenação, e outra que distribui o sangue por todo o corpo.
Apesar de eficaz, o uso do coração artificial acaba não sendo comum no Brasil devido a obstáculos como a necessidade de tecnologia avançada, equipe cirúrgica especializada e alto custo do procedimento.