Como minimizar as marcas causadas pela acne?
Dicas valiosas sobre como suavizar e até eliminar essas indesejadas cicatrizes

A acne pode ser uma velha conhecida para muitas pessoas, surgindo em diferentes fases da vida. Embora o problema em si tenha tratamento, as marcas podem se tornar visitantes indesejadas e recorrentes na pele. Para alguns, no entanto, elas são apenas detalhes passageiros; enquanto para outros representam um grande impacto na autoestima.
Pensando nisso, a dermatologista e professora do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras, Camila De Melo Franco, compartilha dicas valiosas sobre como suavizar e até eliminar essas lembranças indesejadas da acne.
Como as cicatrizes de acne surgem?
A formação dessas cicatrizes acontece quando a inflamação nos folículos pilosos e glândulas sebáceas ultrapassa as camadas mais profundas da pele. Durante o processo de cicatrização, o organismo tenta reparar os danos, mas nem sempre o faz de maneira uniforme. O resultado? Alterações na textura e na coloração da pele que podem ser difíceis de reverter.
- Biblioteca de Ribeirão Pires receberá contação de história nesta quarta
- 5 destinos entre SP e RJ para viajar com criança sem dor de cabeça
- Diadema traz exposição que celebra 60 anos da moda
- Senac abre 1.630 vagas em cursos gratuitos de qualificação
Os diferentes tipos de marcas
Nem todas as marcas de acne são iguais. De acordo com a dermatologista, elas podem ser divididas em três principais categorias:
Cicatrizes atróficas: São as mais comuns e se manifestam como pequenas depressões na pele. São classificadas em:
- Tipo “caixa”: Marcas quadradas e superficiais.
- Pico de gelo: Pequenas, mas profundas.
- Rolling: Onduladas e irregulares.
- Cicatrizes Hipertróficas e queloides: Diferente das atróficas, essas cicatrizes formam volumes na pele, resultado de uma produção excessiva de tecido cicatricial.
- Manchas de Hiperpigmentação: Não são exatamente cicatrizes, mas podem ser tão incômodas quanto. Essas manchas escuras aparecem após a acne e podem ser atenuadas com tratamentos específicos.
Estratégias para tratar as cicatrizes de acne
A melhor abordagem contra cicatrizes de acne é a combinação de prevenção, cuidados diários e tratamentos dermatológicos.
Cuidados essenciais:
- Manter a pele bem hidratada para auxiliar na regeneração celular.
- Usar protetor solar (FPS 30 ou superior) diariamente para evitar que as manchas escureçam ainda mais.
- Apostar em ativos como ácido salicílico e retinol para acelerar a renovação celular.
- Evitar a esfoliação excessiva, que pode irritar e sensibilizar a pele.
Tratamentos dermatológicos avançados:
- Peelings Químicos: Usam ácidos como o TCA para remover camadas superficiais da pele, promovendo a renovação celular.
- Microagulhamento: Pequenas agulhas estimulam a produção de colágeno, suavizando cicatrizes e melhorando a textura da pele.
- Laser Fracionado: Tecnologia avançada que atua nas camadas profundas da pele para corrigir cicatrizes e uniformizar o tom.
- Preenchimentos Dérmicos: Aplicados para suavizar cicatrizes mais profundas e devolver volume à pele.
- Luz Intensa Pulsada (LIP): Indicada para atenuar manchas e uniformizar o tom da pele.
Além dessas opções, cremes clareadores e tratamentos à base de corticoides podem ser recomendados pelo dermatologista para potencializar os resultados. O mais importante é buscar orientação profissional para encontrar a estratégia ideal para o seu tipo de pele e necessidade.
Com paciência e os cuidados certos, é possível suavizar – ou até eliminar – essas marcas, restaurando não apenas a pele, mas também a confiança e o bem-estar.
Outras dicas de saúde na Catraca Livre
Estudos recentes indicam que q meditação aumenta a massa cinzenta do cérebro, especialmente em áreas relacionadas à aprendizagem, memória, regulação emocional. A prática pode ser a chave para melhorar a função cognitiva, atenção, memória, humor e reduzir níveis de estresse. Afinal, o que meditação é capaz de fazer com o seu cérebro?