Como pequenos hábitos podem prejudicar os seus dentes
Alguns comportamentos podem comprometer não só a saúde bucal, mas também a beleza do seu sorriso

Você já se pegou roendo as unhas enquanto pensa em algo importante? Ou talvez mordendo os lábios sem perceber? Quem nunca colocou a ponta da caneta na boca durante uma reunião ou se rendeu a uma bala de hortelã para manter o hálito fresco? E aquele hábito curioso de chupar limão para evitar resfriados?
Aparentemente inofensivos, esses costumes fazem parte da rotina de muita gente. Mas atenção: segundo a Dra. Tatiana Guzzo, especialista em estética do Instituto Bibancos de Odontologia, eles podem comprometer não só a saúde bucal, mas também a beleza do seu sorriso. “Pequenos vícios podem causar desgastes no esmalte dentário, ressecar os lábios e até alterar a mordida, levando à necessidade de correções ortodônticas”, alerta a especialista.
O que esses hábitos podem causar?
🔹 Roer unhas – Pode parecer um alívio para o estresse, mas esse costume desgasta a ponta dos dentes, tornando-os mais sensíveis e até reduzindo seu tamanho, comprometendo a estética.
- Os principais sinais que alertam para deficiência de vitamina D
- Mackenzie disponibiliza 15 cursos gratuitos online – e você ainda recebe certificado
- Imperdível! Cafeteira Nespresso Vertuo Pop com 55% de desconto
- Você sabia que enzimas podem ajudar a combater a gordura localizada?
🔹 Morder tampas de caneta – Além de desgastar os dentes, o ato repetitivo pode gerar a temida “mordida aberta”, impedindo o encaixe correto entre a arcada superior e inferior.
🔹 Pressionar ou morder os lábios – A longo prazo, esse hábito pode afetar a mastigação, a fala e a deglutição, além de deixar os lábios irritados e rachados.
🔹 Chupar limão com frequência – O alto teor ácido da fruta contribui para a erosão do esmalte dentário, expondo a dentina e tornando os dentes mais sensíveis.
🔹 Consumir balas de hortelã o tempo todo – Manter uma bala na boca por horas pode causar queimaduras na mucosa, provocando lesões semelhantes a aftas.
Se você se identificou com algum desses hábitos, talvez seja hora de repensá-los! Seu sorriso merece cuidado e atenção para brilhar sempre.
Outras dicas de Saúde na Catraca Livre:
Não é segredo para ninguém que a prática de exercícios físicos impacta diretamente a saúde e a qualidade de vida. E quando o assunto é saúde do coração, a atividade física e a melhora do condicionamento estão diretamente associadas a prevenção de doenças crônicas e a redução da mortalidade. Por isso, confira: 4 exercícios que podem reduzir em 36% o risco de morte por doenças cardíacas.