Como regular o sono sem sofrer?
Texto escrito por Luisa Rodrigues e publicado no Superela
Acordando tarde, dormindo mais tarde ainda. Trocando os dias pelas noites. É… depois de toda essa farra de começo de ano, seu relógio biológico tá completamente fora de sincronia. E sim, a gente sabe o quanto regular o sono é difícil, mas não se desanime: é pra isso que estamos aqui hoje! Acontece que existem algumas estratégias que vou te ensinar para poder voltar à rotina sem sofrer.
Ai, esse lero lero já tá te dando sono, né? Bem, vamos ao que importa então.
Regular o sono sem sofrer é possível?
Claaaro que sim! Vai ser mais fácil do que você pensa. Porém, antes de partirmos para a prática, é importante sabermos como o nosso “relógio biológico do sono” funciona.
- Quando é o melhor momento para consumir vitamina D
- Por que este traço psicológico pode indicar falta de ômega 3?
- Saiba como estudar de graça no Reino Unido
- Dicas para reduzir o colesterol ruim e evitar doenças crônica
Esse termo “relógio do sono” se refere a vários mecanismos biológicos que controlam o nosso ciclo de vigília e cansaço (também conhecido como ritmo circadiano). Eles são liderados pelos núcleos supraquiasmáticos (NSQ), um grupo de neurônios localizados na região do hipotálamo. Quando esse ciclo está funcionando corretamente, você tem sono durante a noite e acorda sozinha pela manhã descansada.
Vale lembrar que a ciência ainda não entende tudo sobre os motivos que fazem esse ciclo nosso funcionar direitinho, mas sabe-se que ele é influenciado por uma combinação de pistas externas (como nascer e por do sol, a temperatura), internas (como hormônios, neurotransmissores e genes) e comportamentos (como desregular o sono durante uma semana intensa de carnaval, por exemplo).
E por quê regulá-lo é tão importante?
Você já se perguntou o que acontece quando não se dorme o suficiente? Todo mundo já conhece os efeitos colaterais mais comuns, como sentir cansaço no dia seguinte, ter maior irritabilidade e etc. Mas acredite: o buraco é muito mais embaixo que isso.
Continue lendo aqui: Como regular o sono sem sofrer?
Confira também: