Como tornar a menstruação mais tranquila sem remédios
Equilibrando seus hormônios, claro! E sim, isso é extremamente possível! Vamos de sinceridade? Vamos! Muitas mulheres odeiam a menstruação, o ciclo menstrual e por aí vai. E eu não as culpo. Só a TPM, junto com suas alterações do humor, ansiedade, dores de cabeça, sintomas gastrointestinais (pois é), seios sensíveis e fadiga já justificam TODO o nosso desespero.
Só que, quando a gente para pra pensar, uma dúvida muito comum surge: quem, ou o quê, é o culpado por toda essa experiência mensal macabra? O passeio de montanha-russa que os hormônios do nosso corpo merecem ter! Acontece que a TPM, em muitas mulheres, está associada ao aumento brusco de estrogênio (hormônio relacionado à ovulação e características femininas corporais como seios, cintura fina etc) e queda de progesterona (ligado à manutenção da gravidez).
Aí, que que rola com o nosso corpitcho no meio desses altos e baixos: o estrogênio faz com que o revestimento do útero cresça um pouco. Ou seja: quanto maior o seu estrogênio, mais espesso o útero fica, e mais você sangra durante a menstruação.
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
Conclusão
Para uma menstruação tranquila, o ideal é ter um bom equilíbrio de estrogênios e progesterona, e não o que normalmente acontece (ter o estrogênio como dominante e a progesterona em queda).
Se a gente dividir um ciclo menstrual padrão de 28 dias em quatro semanas, sendo a primeira a do sangramento, a maioria das minas se sente pior na quarta semana, a época da TPM, certo? Isso rola, provavelmente, por causa da QUEDA de progesterona. E aí, minha amiga, com isso, vêm as flutuações e variações de humor, as dores de cabeça e outros sintomas.
Mas e se eu te contasse que essa semana fatídica não precisa ser tão terrivelmente desagradável? Pois é. O segredo está em adotar soluções naturebas para reduzir os altos níveis de estrogênio e aumentar a progesterona, melhorando, assim, os sintomas da tpm, menstruação e afins! Bora lá?
Como tornar a menstruação mais tranquila?
1. Adapte sua dieta ao momento
Acredite ou não, mas alguns alimentos podem aumentar seus níveis de estrogênio. E essa é a má notícia.
A boa notícia é que, se o seu objetivo for manter o estrogênio baixo, evitar esses alimentos pode te ajudar a realizar o sonho de princesa de ter uma menstruação tranquila. Pra fazer isso acontecer, então, você precisa:
Continue lendo aqui: Como tornar a menstruação mais tranquila sem remédios
Texto escrito por Luisa Rodrigues e publicado no Superela.