Condição comum na vida de muitos pode indicar aneurisma cerebral
Sintomas do aneurisma cerebral são sutis, especialmente se ele não tiver rompido
O aneurisma cerebral é uma condição de saúde silenciosa e muitas vezes fatal. A doença tem como principal característica uma dilatação anormal em uma das artérias do cérebro, formando uma espécie de “balão” que pode romper a qualquer momento, ocasionando complicações seríssimas de saúde.
Considerando a seriedade da condição, vale ressaltar os principais fatores de risco para que um aneurisma venha a ocorrer.
A hipertensão e o tabagismo são as principais causas. No entanto, outras doenças, como diabetes e alta concentração de colesterol, podem acelerar a formação de aneurismas.
- Por que é tão difícil manter o peso perdido?
- Caribe além do óbvio: destinos ainda poucos explorados
- Tomar esta bebida todos os dias aumenta o risco de gordura no fígado
- Dieta que ajuda a preservar sua idade biológica
Além disso, se você tem alguém em sua família que já sofreu um aneurisma cerebral, tem mais chances de ter a doença. Nesses casos, é importante que os familiares de primeiro grau de pacientes com aneurisma cerebral se submetam a exames para verificar a possibilidade de desenvolver a condição.
Dor de cabeça sem melhora é sinal de alerta
Sintomas do aneurisma cerebral são sutis e muitas vezes inexistentes, especialmente se o aneurisma não tiver se rompido.
No entanto, casos de aneurismas de grande porte podem aparecer como fortes dores de cabeça ou mesmo alterações sensoriais e motoras, uma vez que o “balão” formado pelo aneurisma pode comprimir as estruturas do cérebro. Ou seja, a dor de cabeça sem melhora pode indicar a doença.
O grau de periculosidade do aneurisma cerebral depende do seu tamanho e localização no cérebro, se ocorreu vazamento ou ruptura, e ainda a idade e saúde geral da pessoa.
Se o aneurisma cerebral pressionar nervos do cérebro, ele pode causar sintomas que incluem:
- pálpebra caída;
- visão dupla ou outras alterações na vista;
- dor acima ou atrás do olho;
- pupila dilatada;
- fraqueza ou falta de sensibilidade em um lado da face ou do corpo.
A dor de cabeça intensa e repentina, acompanhada de sonolência, convulsões, rebaixamento de consciência e até coma, pode indicar o rompimento do aneurisma. A situação é crítica e pode resultar em mortalidade em 30% das situações.
Portanto, é fundamental que todos estejamos cientes dos riscos e sintomas associados ao aneurisma cerebral.