Confira dicas de especialistas sobre a prática de exercícios físicos na gravidez

27/08/2015 12:37 / Atualizado em 09/05/2018 18:08

Durante a gravidez, o ganho de peso e as mudanças no corpo são inevitáveis. Para a saúde da gestante e do bebê, é importante seguir uma dieta equilibrada aliada a exercícios próprios para mulheres grávidas. No entanto, a prática de atividades físicas sempre gera algumas dúvidas para não prejudicar de nenhuma forma a criança e a mãe.

O ‘Vivo Mais Saudável‘ publicou uma matéria para esclarecer as dúvidas de muitas pessoas durante a gravidez. De acordo com o site, o personal trainer Aparecido Lemos recomenda que a prática do exercício tenha início após o terceiro mês de gestação. Mas as grávidas que já eram ativas, como a jornalista Fernanda Gentil, podem continuar com as atividades, porém com intensidade moderada.

Grávidas que já eram ativas, como Fernanda Gentil, podem continuar com exercícios moderados
Grávidas que já eram ativas, como Fernanda Gentil, podem continuar com exercícios moderados

Qualquer prática de atividade física gera um aumento na frequência cardíaca. Para grávidas, o número seguro é em torno de 140 a 150 batimentos por minuto, ou uma intensidade de 60% da frequência cardíaca máxima da mulher. Ultrapassar esses valores pode deixar a futura mãe mais indisposta e até mesmo causar um aborto espontâneo.

Os exercícios mais recomendados para as gestantes são natação, pilates, ioga, alongamento e musculação. Para a prática de atividades físicas, é preciso focar no fortalecimento da musculatura do chamado assoalho pélvico e do core, pois esta será a zona de sustentação do feto durante a gestação.

Leia a matéria na íntegra.