Confira informações importantes sobre o câncer do colo do útero
De acordo com informações divulgadas pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), o câncer do colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás somente do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
O câncer do colo do útero é um tipo de câncer que demora muitos anos para se desenvolver, mas por causa das alterações das células, a doença é facilmente descoberta no exame preventivo. Por isso, o Minha Vida selecionou informações importantes para as mulheres poderem se prevenir contra esse tipo de câncer. Confira!
- País das especiarias e rio sagrado: 6 curiosidades sobre a Índia; a terceira vai te surpreender
- O simples hábito japonês noturno que promete mais energia ao acordar
- Tottenham x Manchester United: aproveite a odd 2.50 para Son marcar
- Férias em Angra dos Reis? Veja 3 praias fora do circuito da Ilha Grande
O que é o Câncer do colo do útero?
É um tipo de câncer que demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero são facilmente descobertas no exame preventivo. Conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor. O colo do útero é a parte do útero localizada no final da vagina. Por localizar-se entre os órgãos externos e internos, fica mais exposto ao risco de contrais doenças.
Causas
A principal causa é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV – Papiloma Vírus Humano. Fatores como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção.
Prevenção
A melhor maneira de se prevenir é fazendo o exame preventivo (Papanicolaou). As lesões que precedem o câncer do colo do útero não têm sintomas, mas podem ser descobertas por meio do Papanicolaou. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%. Vacinar-se contra o HPV também é uma medida eficaz para a prevenção do câncer de colo uterino. As vacinas disponíveis são abivalente e a quadrivalente.
Confira aqui mais informações sobre o câncer do colo do útero.