Conheça 10 mitos sobre o câncer de mama
O câncer de mama atinge, principalmente, as mulheres (1 homem a cada 100 mulheres é afetado). De acordo com o site Minha Vida, a grande quantidade de casos acabou gerando mitos sobre o câncer de mama. Para se prevenir de maneira correta e aumentar a adesão ao tratamento, é necessário desvendá-los.
Veja 10 mitos sobre a doença abaixo:
1. O câncer de mama sempre aparece como caroço
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
O nódulo ou caroço não são os únicos sintomas físicos que indicam um câncer. Há outras formas diferentes do câncer de mama se manifestar como, por exemplo, a microcalcificação. Quando esta tem, no mínimo, 1 milímetro, já é possível diagnosticá-lo por meio da mamografia. Já no exame clínico, a calcificação precisa ter de 1,5 a 2 centímetros. Em casos menos comuns, pode ocorrer espontaneamente uma secreção sanguinolenta pelo mamilo ou descamação da auréola e do mamilo.
2. Todo caroço na mama é um câncer
A maioria dos nódulos que aparecem são benignos, ou seja, nem sempre o caroço significa que você tem a doença. Existem falsos cistos ou nódulos que nem mesmo são sólidos, por isso a chance de sua malignidade é nula. Ainda assim, é importante consultar o médico sempre que um caroço for identificado – este pode crescer e se tornar maligno com o tempo.
3. Antitransparentes e desodorantes favorecem o aparecimento do câncer de mama
Não há nenhum estudo que comprove que o uso destes produtos – seja em roll on, spray ou aerosol – cause o desenvolvimento da doença.
Para saber sobre os outros mitos, leia a matéria na íntegra aqui.
Leia também: