Conheça 4 chás naturais para reduzir o açúcar no sangue

Chás como o de canela, camomila e kombucha podem ajudar no controle do açúcar no sangue

01/12/2024 18:01

Junto com uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos, conheça alguns chás que podem ajudar a reduzir o açúcar no sangue
Junto com uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos, conheça alguns chás que podem ajudar a reduzir o açúcar no sangue - iStock/Delmaine Donson

A busca por alternativas naturais no controle do açúcar no sangue tem se intensificado entre aqueles que buscam manter a glicose equilibrada. Quando aliado a uma alimentação saudável e à prática de exercícios, o consumo de alguns chás pode ajudar a reduzir os níveis de glicose no sangue, especialmente para quem lida com diabetes. Contudo, é importante destacar que esses chás não substituem o tratamento médico, mas servem como complemento. Conheça os chás que podem contribuir para o controle do açúcar no sangue.

1. Chá preto: reduzindo o açúcar no sangue

O chá preto tem ganhado destaque devido a estudos que apontam seus efeitos benéficos para a saúde, incluindo a redução do açúcar no sangue. Uma pesquisa publicada em 2019, na revista Antioxidants, sugere que o chá preto pode reduzir o risco de diabetes tipo 2 e suas complicações. Os compostos presentes na bebida ajudam a melhorar a resistência à insulina, reduzindo a inflamação e o estresse oxidativo, fatores ligados ao controle da glicemia.

Como preparar o chá preto:

200 ml de água
2 colheres de chá de chá preto
Modo de preparo:

Ferva a água.
Adicione o chá preto e deixe em infusão por 10 minutos.
Beba morno, sem adoçar, para manter os benefícios.
Benefícios adicionais: Além de ajudar a controlar o açúcar no sangue, o chá preto também pode contribuir para a regulação do humor e auxiliar no emagrecimento.

2. Chá de Camomila: Eficácia no Controle da Glicose

Pesquisas indicam que o chá de camomila pode ser um excelente aliado para quem busca reduzir os níveis de açúcar no sangue. Um estudo publicado na Complementary Therapies in Medicine revelou que o consumo diário de chá de camomila pode diminuir os níveis de glicose em até 60%. Os efeitos são mais pronunciados em pessoas com diabetes tipo 2, melhorando também a resistência à insulina.

Receita do chá de camomila:

8 colheres de chá de camomila seca
1 litro de água
Modo de preparo:

Ferva a água.
Adicione a camomila e tampe a panela, deixando descansar por 10 minutos.
Consuma até três xícaras por dia.
Dicas: Este chá também pode ajudar a aliviar dores musculares e melhorar a digestão, mas deve ser evitado por gestantes e pessoas com certas condições.

3. Chá de Kombucha: reduzindo a glicemia

O chá de kombucha, uma bebida fermentada, tem se mostrado eficaz na redução do açúcar no sangue, especialmente em pessoas com diabetes tipo 2. Um estudo conduzido na Universidade de Georgetown nos EUA mostrou que o consumo regular de kombucha pode levar a uma redução significativa nos níveis de glicose, devido às propriedades probióticas da bebida.

Como preparar o chá de kombucha:

1 litro de água mineral
5 g de chá ou mate
50 g de açúcar cristal
1 porção de kombucha
Modo de preparo:

Prepare o chá com as folhas de chá ou mate.
Coe, adicione o açúcar e deixe esfriar.
Adicione a colônia de kombucha e deixe fermentar por uma semana.
Benefícios: Além de auxiliar no controle da glicose, o kombucha pode melhorar a saúde intestinal e o sistema imunológico.

4. Chá de canela: aliado natural contra a glicose

Estudos realizados pela Universidade Federal do Ceará (UFC) demonstram que a canela tem efeitos benéficos no controle do açúcar no sangue. A pesquisa, publicada no Journal of the American College of Nutrition, constatou que o consumo diário de canela pode reduzir significativamente os níveis de glicemia em jejum e a hemoglobina glicada em pacientes com diabetes tipo 2.

Receita do chá de canela:

2 unidades de canela em pau
2 xícaras de água
Modo de preparo:

Ferva as canelas em pau na água por 5 minutos.
Deixe esfriar e consuma sem adoçar.
Dicas: O chá de canela é também uma boa opção para quem busca emagrecer, já que possui poucas calorias. Evite o consumo durante a gravidez, pois pode induzir contrações uterinas.