Conheça a doença que mais causou afastamento do trabalho em 2023

Saiba porque a hérnia de disco foi a principal causa de afastamento do trabalho no Brasil em 2023 e veja como prevenir

18/01/2024 17:03

Doença que causou mais afastamentos do trabalho em 2023
Doença que causou mais afastamentos do trabalho em 2023 - iStock/libre de droit

A hérnia de disco tem se tornado uma companhia cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Segundo o Ministério da Previdência Social, a doença foi a principal causa de ausência no trabalho no país em 2023, tendo sido responsável pelo afastamento de 51.400 trabalhadores.

Os brasileiros afastados receberam benefícios por incapacidade temporária devido a esse diagnóstico. Isso representa um aumento de quase 70% em comparação com 2022.

O que é a hérnia de disco?

A hérnia de disco é um problema que ocorre na coluna vertebral, causando dores intensas e limitando a mobilidade.

Ela ocorre quando há um enfraquecimento e ruptura do disco intervertebral, uma estrutura que serve como amortecedor entre as vértebras da coluna. Quando a hérnia toca um nervo, surge uma inflamação que ocasiona as dores intensas.

As hérnias de disco são mais comuns na região lombar, porém mais perigosas na cervical. Isso se deve ao fato de que na cervical, elas podem comprometer a medula espinhal e levar à fraqueza de um membro.

A dor provocada pela hérnia pode chegar a ser tão incapacitante que o paciente pode precisar ir ao hospital de ambulância, uma vez que não consegue se movimentar.

O que causa hérnia de disco?
O que causa hérnia de disco? - iStock/Staras

Formas de prevenir a doença e relação com ambiente de trabalho

Fatores como má postura, falta de atividades físicas, predisposição genética e tabagismo contribuem para a ocorrência de hérnia de disco.

Além disso, profissões que exigem muito esforço físico e manipulação de cargas pesadas são mais propensas a desenvolver a doença.

Nesse sentindo, o mais importante é prevenir o problema. Manter uma boa postura, realizar alongamentos frequentes, praticar atividades físicas e buscar tratamentos alternativos como acupuntura podem ser úteis para evitar a progressão da doença.

Como funciona o tratamento?

A boa notícia é que até 80% dos casos de hérnia de disco são tratáveis sem a necessidade de cirurgia. O tratamento da hérnia de disco abrange acompanhamento médico, fisioterapia e, em alguns casos, acupuntura.

Em situações mais sérias, onde o paciente perde a capacidade total de movimentos e sensibilidade, o procedimento cirúrgico pode se tornar a única alternativa.

É válido notar que a chave para a recuperação e prevenção reside, em grande parte, no fortalecimento dos músculos do núcleo através de atividades físicas, além de mudança de hábitos.

A hérnia de disco é uma doença séria que requer tratamento adequado e medidas preventivas. É importante observar alterações no corpo e buscar ajuda médica caso a dor lombar persista.