Conheça os riscos do uso de anabolizantes e esteroides
Recentemente, o lutador Anderson Silva foi pego no exame antidoping após a luta que marcou sua volta ao óctogono; Saiba as consequências do uso de esteróides
Substâncias aumentam chances de câncer, diabetes, lesões no fígado, entre outros problemas quando utilizadas para emagrecimento e ganho de massa muscular. Para saber mais sobre o assunto, o site “Minha Vida” conversou com o especialista Roberto Navarro, que detalha as consequências do uso de anabolizantes no dia a dia.
“Estou vendo no dia a dia do consultório um aumento assustador do uso de anabolizantes para fins estéticos e de emagrecimento que prometem resultados rápidos como em um passe de mágica.
Creio que muitos desavisados, na ânsia de conquistar um corpo perfeito, acabam buscando nos esteroides e anabolizantes uma alternativa para obter resultados mais rápidos. Eles não compreendem os enormes riscos que correm por usar fórmulas derivadas de hormônios sem nenhum tipo de indicação clínica.
- Gordura no fígado: conheça os sinais que o corpo apresenta
- Ingrediente encontrado em ultraprocessados aumenta risco de depressão
- O tipo de café que pode causar câncer se consumido em altas doses, de acordo com estudos
- Abacate reduz o colesterol ruim e protege o coração de doenças cardíacas
O estímulo exagerado que essas substâncias causam nos receptores de determinadas células levam a efeitos secundários desastrosos. Um desses estragos é a diminuição da produção de hormônios normalmente elaborados pelas nossas glândulas, pois o organismo interpreta o hormônio sintético como suficiente e passa a produzir níveis bem baixos, chamado na medicina como efeito feedback negativo.
Esse efeito pode ocasionar em homens a atrofia de testículos, levando à impotência sexual e esterilidade, aumento da retenção de sódio, da pressão arterial, calvície, maiores riscos de câncer, diabetes e lesões no fígado muitas vezes irreversíveis”
Para ler o artigo na íntegra, acesse o site “Minha Vida“