Consumir esta bebida diariamente pode causar gordura no fígado
Estudos sobre o tema indicam maior incidência de câncer de fígado associado à bebida
Estudo divulgado pelo Jornal of American Medicinal Association descobriu que o simples ato de tomar um copo da bebida açucarada todos os dias pode ser o suficiente para estimular o desenvolvimento de gordura no fígado.
De acordo com a pesquisa, o consumo diário de refrigerante está vinculado ao aumento no risco de desenvolver gordura no fígado. Para entender a relação, o estudo incluiu um público composto por quase 98,7 mil mulheres.
Dessas, 6,8% admitiram consumir refrigerante todos os dias, enquanto outro grupo de 13,1% relatou o consumo regular de uma ou mais bebidas açucaradas por dia.
- Esta fruta, eleita a mais saudável do mundo, previne pedra nos rins
- Como adotar hábitos saudáveis e controlar a diabete tipo 2
- 5 sinais discretos na pele podem sinalizar diabetes; saiba reconhecer
- Gordura no fígado: conheça os sinais que o corpo apresenta
Os resultados mostraram que, em ambos os grupos, houve uma prevalência maior de câncer de fígado, totalizando 270 casos e 148 mortes por doença hepática grave.
Enquanto as evidências numéricas indicam que o consumo de refrigerante é um fator preponderante para o surgimento da esteatose hepática, um dos primeiros estágios da doença hepática gordurosa não alcoólica.
Existe uma quantidade segura para o consumo de refrigerante?
Não. Apesar disso, especialistas recomendam que aqueles com dificuldade em abandonar completamente o consumo estabeleçam um limite de 200 a 355 ml por semana. Isso significa que o máximo recomendado de bebidas adoçadas com açúcar seria uma única lata padrão por semana.
Enquanto isso, pesquisas anteriores ressaltam que o consumo ideal deve ser limitado a aproximadamente seis colheres de chá de açúcar por dia.
Por isso, pesquisas sobre o tema ressaltam a importância de maior conscientização sobre os riscos do consumo excessivo de açúcares e a importância de uma alimentação balanceada para a saúde.