Contato com a natureza: veja os benefícios para as crianças

O contato com a natureza e as brincadeiras ao ar livre são fundamentais para o pleno desenvolvimento da infância. Um especialista norte-americano, o jornalista Richard Louv, que se dedica a estudar o tema, até cunhou o termo “transtorno da deficiência de natureza” para assinalar o pouco convívio que muitas crianças têm hoje com esse universo.

De acordo com Mariana Plata no blog PsychCentral, um estudo recente apresentado na Pediatrics National Conference & Exhibition, em Chicago, apontou que crianças que têm áreas verdes em suas escolas demonstram níveis de estresse reduzidos, assim como um aumento em sua atividade física.

A natureza proporciona uma série de benefícios para a infância

Mas os benefícios da brincadeira ao ar livre não param por aí: o artigo defende que essa atividade também tem uma importância para o aprimoramento das habilidades sociais da criança, já que, nesse contexto, ela também é obrigada a interagir com o outro – aprendendo a esperar por sua vez de usar um brinquedo, a administrar filas e a criar parcerias para o brincar.

A natureza também auxilia no desenvolvimento do que os especialistas em educação chamam de “4Cs”: pensamento crítico, cooperação, colaboração e criatividade (em inglês, critical thinking, cooperation, collaboration e creativity). Educadores ao redor do mundo, como defende o artigo, buscam estimular essas competências em seus alunos, que seriam fundamentais para alcançar o sucesso.

Brincar ao ar livre estimula o desenvolvimento da criatividade

E a interação ao ar livre possibilitaria o desenvolvimento dos 4Cs porque, diante de tantos materiais diferentes, como pedras, gravetos e plantas, as crianças são convidadas a dar vazão à imaginação e a inventar uma série de representações e atividades. Por fim, a vivência com a natureza estimula o que os especialistas têm chamado de “inteligência natural” ou “consciência natural”, que seria um senso de cuidado com a natureza e de consciência da importância de preservá-la.

Leia mais:

Compartilhe:

1 / 8
1
04:00
Netflix: filmes e séries sobre sexo de uma forma bem divertida
O assunto de hoje é sexo, sendo tratado de forma leve para aprender e se divertir, através de filmes e …
2
03:45
Netflix: Os melhores filmes para você entender a depressão
Indicamos aqui dois filmes que falam sobre como lidar com as emoções e com a depressão: "Divertida Mente", animação de …
3
03:16
Whindersson Nunes dá lição ao falar sobre cirurgia no ânus
Whindersson Nunes voltou a ser assunto nas redes sociais. Desta vez, o motivo foi a cirurgia de emergência que realizou …
4
02:41
Ótimos filmes gratuitos ensinam a lidar com obesidade infantil
Obesidade infantil é uma doença séria. Hoje temos duas dicas de filmes sobre o tema : "Muito Além do Peso” e …
5
02:31
Saiba o que é e como se proteger da tuberculose
Uma reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra um salto nos casos de tuberculose no Brasil.  Só …
6
04:30
As descobertas médicas que surpreendem o mundo
“As Melhores Surpresas do Mundo” é o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. ——————————————————– DIREÇÃO: …
7
04:46
Os perigos do movimento antivacina
O político italiano e ativista antivacina, Massimiliano Fedriga, foi internado para se tratar de uma catapora. Seria engraçado, senão fosse …
8
02:44
O cachorro médico que ajuda crianças com câncer
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …