CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Contato com a natureza: veja os benefícios para as crianças

Por: Catraca Livre

O contato com a natureza e as brincadeiras ao ar livre são fundamentais para o pleno desenvolvimento da infância. Um especialista norte-americano, o jornalista Richard Louv, que se dedica a estudar o tema, até cunhou o termo “transtorno da deficiência de natureza” para assinalar o pouco convívio que muitas crianças têm hoje com esse universo.

De acordo com Mariana Plata no blog PsychCentral, um estudo recente apresentado na Pediatrics National Conference & Exhibition, em Chicago, apontou que crianças que têm áreas verdes em suas escolas demonstram níveis de estresse reduzidos, assim como um aumento em sua atividade física.

A natureza proporciona uma série de benefícios para a infância

Mas os benefícios da brincadeira ao ar livre não param por aí: o artigo defende que essa atividade também tem uma importância para o aprimoramento das habilidades sociais da criança, já que, nesse contexto, ela também é obrigada a interagir com o outro – aprendendo a esperar por sua vez de usar um brinquedo, a administrar filas e a criar parcerias para o brincar.

A natureza também auxilia no desenvolvimento do que os especialistas em educação chamam de “4Cs”: pensamento crítico, cooperação, colaboração e criatividade (em inglês, critical thinking, cooperation, collaboration e creativity). Educadores ao redor do mundo, como defende o artigo, buscam estimular essas competências em seus alunos, que seriam fundamentais para alcançar o sucesso.

Brincar ao ar livre estimula o desenvolvimento da criatividade

E a interação ao ar livre possibilitaria o desenvolvimento dos 4Cs porque, diante de tantos materiais diferentes, como pedras, gravetos e plantas, as crianças são convidadas a dar vazão à imaginação e a inventar uma série de representações e atividades. Por fim, a vivência com a natureza estimula o que os especialistas têm chamado de “inteligência natural” ou “consciência natural”, que seria um senso de cuidado com a natureza e de consciência da importância de preservá-la.

Leia mais:

1
Coronavírus: conheça novos sintomas que podem indicar que você está com covid-19
Se você acompanha o noticiário sobre o novo coronavírus com certeza já deve ter ouvido falar sobre os principais sintomas …
2
Depressão: tudo o que precisamos saber sobre a doença
Não se trata de frescura e nem de preguiça. Depressão é uma doença grave e incapacitante que atinge mais de …
3
Cloroquina vs coronavírus: o que a ciência diz sobre o uso do medicamento
Da noite pro dia a cloroquina que é usada principalmente no tratamento contra a malária e algumas doenças reumatológicas, se …
4
Barato: yoga online para você praticar em casa na quarentena
O que você tem feito para aliviar a pressão da quarentena? Você tem colocado o seu corpo em movimento?  Se …
5
4 dicas essenciais para você fazer home office na quarentena
Teve que transformar a sua casa em um ambiente de trabalho por conta da quarentena causada pelo coronavírus? Então, este …
6
Coronavírus: entenda o colapso do sistema de saúde e funerário do Equador
Quanto mais avança a contaminação pelo mundo, mais cenas trágicas e impactantes a pandemia de coronavírus acaba criando. Como é …
7
O que a ciência e o Ministério da Saúde pensam sobre o coronavírus
Este Giro Catraca Livre vai ser um pouquinho diferente. Ao invés da gente mergulhar num tema e tentar traduzir ele …
8
Estádios e centros de eventos viram hospitais temporários pelo país
Para aumentar a oferta de atendimento médico para os pacientes da covid-19, hospitais de campanha estão sendo construídos em estádios …