Para quem busca controlar a fome para conseguir perder peso, investir em exercícios físicos pode fazer a diferença.
Um estudo recente da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, revelou que atividades vigorosas têm um impacto direto no apetite, reduzindo a fome.
Qual a relação entre intensidade e controle da fome?
Esse efeito acontece graças à redução de um hormônio chamado grelina, conhecido como o “hormônio da fome”, que abre o apetite. O estudo, publicado no Journal of the Endocrine Society, observou que quanto mais intenso o exercício, menos grelina o corpo liberou.
Em sessões de exercícios vigorosos, os participantes relataram uma queda significativa na fome, especialmente as mulheres, enquanto atividades de intensidade moderada não mostraram o mesmo efeito.
Os pesquisadores realizaram o estudo com 14 voluntários, que jejuaram durante a noite e, posteriormente, completaram programas de exercícios com diferentes intensidades em uma esteira.
Amostras do hormônio grelina foram coletadas antes e depois das práticas, mostrando que a intensidade mais alta trouxe uma supressão mais efetiva do apetite.
Os exercícios vigorosos diminuíram a fome
Para o estudo, os exercícios vigorosos foram definidos como aqueles que exigem do corpo um esforço cerca de 75% acima do ponto em que o ácido láctico começa a ser liberado na corrente sanguínea, causando uma sensação de fadiga.
Para cada participante, esse limite foi medido individualmente, mostrando que o nível de intensidade ideal varia de acordo com o organismo de cada um.
Além disso, os pesquisadores indicam que existe um ponto em que a grelina começa a reduzir, possivelmente quando o corpo passa a produzir mais lactato do que consegue processar, embora esse limite varie de pessoa para pessoa.
“Nossa pesquisa sugere que exercícios de alta intensidade podem ser importantes para a supressão do apetite, o que pode ser particularmente útil como parte de um programa de perda de peso”, pontuou a endocrinologista Kara Anderson, que liderou o estudo.
Quais são os exercícios vigorosos?
Os exercícios vigorosos elevam o esforço físico para além do ponto de liberação de lactato. Alguns exemplos incluem:
andar a passos rápidos (acima de 4 km/h a 5 km/h);
correr;
andar de bicicleta a velocidades acima de 16 km/h;
pular corda;
subir escadas rapidamente;
natação.
A prática ajuda a reduzir a fome ao mesmo tempo em que aumenta o gasto calórico, facilitando o emagrecimento sem que a pessoa sinta necessidade de compensar comendo mais.
Se você deseja incluir exercícios vigorosos na rotina, vale a pena consultar um profissional de saúde ou personal, que pode ajudar a identificar o nível de intensidade ideal para o seu corpo.
Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições: