Coronavírus: Conheça o enfermeiro virtual que concede leituras médicas de graça
A tecnologia ajuda quem quer tirar dúvidas ou encontrar possíveis locais para fazer exames presenciais
Diante do combate ao novo coronavírus, duas empresas privadas divulgaram uma inovadora plataforma digital que ajuda na hora das pessoas saberem se estão ou não infectadas pelo vírus. A tecnologia é gratuita e foi projetada pela agência Pixit em parceria com a Axonn Health Tech, uma startup de medicina – ambas empresas brasileiras.
O serviço é chamado de CoronaBr e consiste em um Enfermeiro Virtual que faz análises e tira dúvidas dos usuários, como as maneiras que o covid-19 é transmitido, sintomas comuns, o que fazer em caso de contaminação e maneiras de denunciar noticias falsas.
Apelidado de Pedro, a inteligência pede para o usuário relatar se consome medicamentos, quais os sintomas apresentados e se faz parte dos grupos de risco. Os questionamentos são formulados com base em perguntas feitas por médicos em consultas reais, sendo assim, é um parâmetro de confiança para quem está com a pulga atrás da orelha.
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
Após analisar os relatos, Pedro diz se o caso é suspeito ou não, além de informar se a pessoa precisa procurar ajuda especializada ou pode fazer tratamento em casa, citando repouso e isolamento como opções.
No encerramento do teste, o CoronaBr mostra um conjunto de dados divididos em tópicos e sinalizados como “orientações”, “dicas” e “encontrar uma unidade de saúde”.
O passo a passo de Pedro
- Recomendações especificas e detalhadas. Em casos de “probabilidade baixa de contaminação”, é indicado que a pessoa capriche na hora de lavar as mãos, evite compartilhar copos, talheres e itens do tipo, além de dar outras orientações básicas.
- A segunda etapa informa sobre possíveis sintomas do coronavírus, como febre, dor de garganta, falta de ar, entre outros.
- Por fim, de acordo com as respostas anteriores, Pedro detecta e indica a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais perto de sua casa com base no Google Maps.
É importante ressaltar que NÃO, o sistema virtual não indica o uso de remédios, apenas auxilia no diagnóstico. Em hipótese alguma tome remédios sem orientação médica, ok? Sua saúde está em primeiro lugar.