Coronavírus: França confirma primeira morte pela doença

Até o momento, a epidemia já atingiu 26 países; O Brasil segue sem casos confirmados

15/02/2020 10:28

A França confirmou neste sábado, 15, a morte de um turista chinês de 80 anos por coronavírus, chamado oficialmente agora de Covid-19. Este foi o primeiro óbito pela epidemia registrado fora da Ásia.

Segundo o G1, a ministra de Saúde da França, Agnès Buzyn, fez um pronunciamento na televisão dizendo que o idoso estava internado desde o dia 25 de janeiro em um hospital de Paris. O quadro de saúde dele era crítico e piorou rapidamente nos últimos dias. O turista era da província de Hubei, cuja capital é Wuhan, epicentro do surto de coronavírus.

O novo coronavírus foi intitulado oficialmente pela Organização Mundial da Saúde como Covid-19
O novo coronavírus foi intitulado oficialmente pela Organização Mundial da Saúde como Covid-19 - Naeblys/istock

Até o momento, a epidemia já atingiu 26 países, incluindo os EUA, França, Itália, Espanha, Alemanha e o Japão. Mais de 1300 pessoas morreram e outras 60 mil foram infectadas.

No Brasil, segundo o último boletim do Ministério da Saúde, quatro casos estão sendo investigados, mas nenhum foi confirmado até agora. O país segue sem registros da doença.

Como acontece a transmissão do Covid-19?

O novo coronavírus faz parte de uma ampla família de vírus que pode causar desde um resfriado comum até problemas respiratórios que levam à morte.

O coronavírus é transmitido pelas secreções respiratórias
O coronavírus é transmitido pelas secreções respiratórias - onurdongel/istock

O Covid-19 é transmitido pelas secreções respiratórias. Quando o indivíduo fala ou espirra, ele expele gotículas que contêm o coronavírus que podem passar para outras pessoas. O potencial de doenças respiratórias é muito grande porque a transmissão acontece pelo ar.

Como é definido um caso suspeito do novo coronavírus?
Um caso suspeito é definido quando o paciente possuir o critério clínico de febre acompanhada de sintomas respiratórios e atender uma das três situações: ter viajado nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas para a China ou ter tido contato próximo com um caso suspeito ou confirmado.

Saiba mais detalhes sobre a transmissibilidade do vírus, os sintomas e as formas de prevenção no link abaixo.