Couve e espinafre auxiliam rejuvenescimento do cérebro, diz pesquisa

Couve e espinafre são indicadas para a manutenção da saúde cerebral, após série de estudos realizado nos EUA

Presenças garantidas nas receitas de uma vida saudável, a couve, assim como o espinafre, são essenciais para a saúde do cérebro – iStock/Getty Images
Créditos: iStock/Galina Oleksenko
Presenças garantidas nas receitas de uma vida saudável, a couve, assim como o espinafre, são essenciais para a saúde do cérebro – iStock/Getty Images

Presença garantida na maioria das dietas consideradas nutritivas, a couve é uma opção unânime entre os defensores da alimentação saudável. E motivos para isso não faltam: anti-inflamatória, cicatrizante e, além disso, ajuda na absorção do cálcio.

Além disso, estudos recentes descobriram que ela também faz bem para o bom funcionamento do cérebro. Ou seja, se você a consome todos os dias, ele pode ficar mais jovem. Os benefícios, no entanto, não se restringem apenas a couve, mas às folhas verdes escuras em geral. 

Por que a couve e o espinafre beneficiam a saúde do cérebro? 

É o que mostram as análises obtidas pela Universidade de Rush, nos Estados Unidos. Os estudos indicam que, uma porção ingerida por dia de folhas verdes escuras – não apenas a couve, mas também o espinafre –  pode auxiliar no rejuvenescimento do cérebro. As evidências foram observadas após experimento realizado com 950 idosos, num período de monitoramento entre dois e dez anos.

Durante a atividade científica, os participantes que comiam folhas verdes escuras todos os dias tiveram um declínio mental em média 11 anos mais tarde do que aqueles que não consumiam estes alimentos. Tal fator acontecia independentemente de outras condições do paciente, tais como a saúde mental, nível de escolaridade e prática de exercícios físicos.