Covid-19 pode aumentar risco de hipertensão, diz estudo

Estudo da Revista Hypertension revela ligação alarmante entre Covid-19 e aumento do risco de hipertensão, baseado em análise de mais de 45 mil casos

26/04/2024 18:00

Um estudo recente conduzido pela Revista Hypertension, uma publicação da Associação Americana do Coração, trouxe à tona uma conexão preocupante entre a Covid-19 e o aumento do risco de desenvolvimento de hipertensão arterial.

A pesquisa, que analisou mais de 45 mil casos de covid-19 e 14 mil de gripe comum, descobriu que indivíduos infectados pelo coronavírus apresentam chances significativamente maiores de desenvolver a condição.

Covid-19 pode aumentar risco de hipertensão, diz estudo
Covid-19 pode aumentar risco de hipertensão, diz estudo - iSTock/Teste de Covid

O que o estudo diz sobre a conexão entre Covid-19 e hipertensão?

De acordo com os resultados publicados, 21% dos pacientes hospitalizados devido à Covid-19 desenvolveram hipertensão arterial post-infecção, uma marca consideravelmente mais alta quando comparada aos 16% dos hospitalizados por gripe comum.

Interessantemente, até mesmo pacientes de Covid-19 que não necessitaram hospitalização mostraram um aumento nos índices, com 11% deles desenvolvendo a condição contra apenas 4% dos casos leves de gripe.

Medindo pressão de hipertenso

Como esses achados afetam o tratamento e rastreamento de pacientes pós-Covid-19?

Tendo em vista que a hipertensão arterial pode ser uma “assassina silenciosa” por muitas vezes não apresentar sintomas claros, os resultados do estudo ressaltam a importância de um rastreamento proativo de pacientes que tiveram Covid-19.

Este acompanhamento pode ajudar na identificação precoce e tratamento de possíveis complicações cardiovasculares e renais associadas à hipertensão.

“Estas descobertas devem aumentar a conscientização para rastrear pacientes em risco após a COVID-19,” declarou Tim Q. Duong, autor sênior do estudo.

Médico medindo pressão do paciente

Como podemos nos prevenir contra a hipertensão?

  • Adotar um estilo de vida saudável
  • Mudar hábitos alimentares, com redução no consumo de sal
  • Praticar atividades físicas regularmente
  • Evitar o tabagismo e moderar o consumo de álcool
  • Controlar o diabetes e evitar alimentos gordurosos

Além das medidas de prevenção individual, é crítico o rastreamento contínuo e a educação sobre os riscos de hipertensão, especialmente para aqueles que foram afetados pela Covid-19, assegurando, assim, uma melhor qualidade de vida e um manejo adequado da saúde a longo prazo.