Covid-19: Variante brasileira faz explodir intubações de jovens
A maioria dos casos do novo coronavírus em São Paulo se concentra entre pessoas de 20 a 54 anos
O aumento de casos do novo coronavírus provocados pela variante P1, descoberta em Manaus em janeiro, levou a cidade de São Paulo a mudar a orientação para quem apresentar os sintomas da covid-19.
A recomendação agora é procurar uma unidade de saúde assim que surgirem os sintomas, e não mais quando eles se agravarem. As informações são da BBB News Brasil.
A mudança no protocolo se deve ao agravamento rápido do quadro de saúde, especialmente os jovens.
- Estes populares remédios aumentam risco de cegueira, diz Harvard
- Os sintomas da XEC, nova variante da covid-19; como prevenir?
- Nova variante da covid: saiba quais os sintomas podem aparecer até 4 dias após a infecção
- 5 sintomas de covid em quem tomou a vacina para você se atentar
Dados apontam que a variante P1, mais contagiosa, já está presente em mais de 80% dos pacientes da Grande São Paulo no início de março.
O mesmo é constado em outras partes do país. No Rio de Janeiro, estima-se que a incidência da variante P1 passou de 67% em fevereiro para quase 100% em abril.
Um levantamento da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), baseado em quase metade dos 55 mil leitos de UTI do país, apontou na onda atual um aumento de 40% no número de pacientes que precisaram ser intubados e receber ventilação mecânica.
Uma das principais características associadas à nova variante é a maior incidência entre os mais jovens. A maioria dos casos do novo coronavírus em São Paulo se concentra entre pessoas de 20 a 54 anos.