Creatina e whey protein ajudam no tratamento de câncer de próstata
Pesquisadores brasileiros revelam os efeitos positivos do uso de whey protein e creatina no tratamento do câncer de próstata; saiba mais!
Pesquisadores brasileiros apresentaram um estudo no encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) em Chicago (EUA), que indica que o uso de whey protein e creatina pode beneficiar homens que estão em tratamento contra o câncer de próstata.
Creatina e whey protein podem ajudar em tratamento contra câncer de próstata
A suplementação de whey protein e creatina pode ajudar os pacientes em tratamento contra o câncer de próstata a combater os efeitos colaterais, como a perda de massa muscular e óssea.
Essa perda pode afetar a autonomia dos pacientes, especialmente os mais idosos, que já têm uma tendência natural à sarcopenia. O estudo foi realizado com homens em tratamento hormonal, conhecido como hormonioterapia, que consiste em reduzir os níveis de hormônios masculinos para controlar o crescimento do tumor.
- O alerta no corpo que pode prever demência até 9 anos antes
- Entenda por que, segundo a ciência, esta atividade ajuda a reduzir o risco de câncer de próstata
- 4 sinais de alerta que podem indicar câncer renal
- Entenda o que é câncer no estágio 4 e o que pode ser feito
A testosterona, principal hormônio masculino, desempenha um papel importante no desenvolvimento e na manutenção da massa muscular no corpo masculino.
Durante o estudo, alguns voluntários incluíram em sua dieta o suplemento de whey protein tradicional, que é derivado do soro do leite. Além disso, um grupo adicional de pacientes também adicionou creatina à sua rotina. A creatina auxilia na fornecimento de energia e no aumento da massa muscular.
Ao término do estudo, os voluntários que incluíram os suplementos em sua dieta conseguiram preservar ou, em alguns casos, até mesmo aprimorar a composição corporal, apresentando um aumento na proporção de massa magra, em comparação com aqueles que não fizeram modificações na dieta.