Últimas notícias:

Loading...

Culpa: como lidar com esse sentimento?

Autorresponsabilidade pode ajudar a aliviar a dor da culpa

Culpa. Como uma palavra tão pequena tem o poder de gerar tantas emoções? O sentimento de culpa pode abranger qualquer área da vida. E para diminuir o seu peso precisamos ter consciência de que é impossível fazer tudo certo. É fundamental você entender as suas intenções e se apropriar disso. Afinal, como o outro vai receber independe de nós.

No caso da maternidade, por exemplo, mesmo que você tenha a melhor das intenções, a criança registra o que é passado a ela da forma que consegue no momento. Cada um assimila as situações com sua própria limitação emocional.

É POSSÍVEL TRANSFORMAR O SENTIMENTO DE CULPA?
Autorresponsabilidade é um dos caminhos para transformar a dor da culpa

Culpa e autorresponsabilidade

É importante diferenciar culpa de autorresponsabilidade. A culpa é algo que estamos inventando na nossa cabeça e nos leva quase sempre a uma situação vitimizada. Já a autorresponsabilidade é quando você assume os seus atos, sejam eles certos ou errados.

Caso você tenha deixado de fazer algo e esteja se sentindo culpado(a) por isso, compreenda que esta situação já foi feita e está no passado. Olhe para a questão, faça as suas reflexões e se aproprie dos aprendizados. De agora em diante você terá autorresponsabilidade com a maneira que irá agir que inevitavelmente produzirá o que estará à sua volta.

Continue lendo aqui para aprender a lidar melhor com esse sentimento.

Texto produzido por Regina Restelli e publicado no Personare.

Em parceria com Personare

Compartilhe:

Tags: #Saúde