Culpa: como lidar com esse sentimento?

Autorresponsabilidade pode ajudar a aliviar a dor da culpa

Por: Redação

Culpa. Como uma palavra tão pequena tem o poder de gerar tantas emoções? O sentimento de culpa pode abranger qualquer área da vida. E para diminuir o seu peso precisamos ter consciência de que é impossível fazer tudo certo. É fundamental você entender as suas intenções e se apropriar disso. Afinal, como o outro vai receber independe de nós.

No caso da maternidade, por exemplo, mesmo que você tenha a melhor das intenções, a criança registra o que é passado a ela da forma que consegue no momento. Cada um assimila as situações com sua própria limitação emocional.

É POSSÍVEL TRANSFORMAR O SENTIMENTO DE CULPA?
Autorresponsabilidade é um dos caminhos para transformar a dor da culpa

Culpa e autorresponsabilidade

É importante diferenciar culpa de autorresponsabilidade. A culpa é algo que estamos inventando na nossa cabeça e nos leva quase sempre a uma situação vitimizada. Já a autorresponsabilidade é quando você assume os seus atos, sejam eles certos ou errados.

Caso você tenha deixado de fazer algo e esteja se sentindo culpado(a) por isso, compreenda que esta situação já foi feita e está no passado. Olhe para a questão, faça as suas reflexões e se aproprie dos aprendizados. De agora em diante você terá autorresponsabilidade com a maneira que irá agir que inevitavelmente produzirá o que estará à sua volta.

Continue lendo aqui para aprender a lidar melhor com esse sentimento.

Texto produzido por Regina Restelli e publicado no Personare.

Compartilhe:

Tags: #saudavel
1
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
2
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
3
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
4
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
5
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
6
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
7
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
8
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …