Últimas notícias:
Loading...

Deficiência desta vitamina pode provocar doenças pulmonares

Nutriente essencial para o corpo humano, a vitamina K desempenha um papel crucial em várias funções vitais do corpo humano

No Brasil, a estimativa da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) é de que pelo menos 6 milhões de pessoas têm algum tipo de doença pulmonar – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images/iStockphoto
No Brasil, a estimativa da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) é de que pelo menos 6 milhões de pessoas têm algum tipo de doença pulmonar – iStock/Getty Images

A deficiência de vitamina K pode estar associada ao surgimento de eventuais problemas pulmonares, indica estudo recente divulgado pela Copenhagen University Hospital e a University of Copenhagen.

Para chegar a essa conclusão, cerca de 4.000 participantes, com idades entre 24 e 77 anos, fizeram um teste de função pulmonar (conhecido como espirometria) e coletaram amostras de sangue. Além do experimento, os participantes também responderam a perguntas sobre suas escolhas de saúde e estilo de vida.

Relação entre a vitamina K e doenças pulmonares

Os cientistas descobriram que um baixo marcador sanguíneo de vitamina K apresentava menor capacidade pulmonar no teste de espirometria.

Ou seja, os participantes com níveis mais baixos de vitamina K também eram mais propensos a apresentar doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma ou respiração ofegante.

Ainda de acordo com os pesquisadores, este é o primeiro estudo sobre vitamina K e função pulmonar em uma grande população em geral.

Qual a importância da vitamina K?

Nutriente essencial para o corpo humano, a vitamina K desempenha um papel crucial em várias funções vitais do corpo humano. Sua principal função está relacionada à coagulação sanguínea, mas também é importante pra a saúde do coração e dos ossos e desempenha um papel na regulação do metabolismo.