Depressão está ligada a mais de 29 doenças físicas, revela estudo internacional

Além dos impactos emocionais, pessoas com depressão têm mais chances de desenvolver doenças crônicas como diabetes e problemas cardíacos

Por Clara Figueiredo em parceria com Anna Luísa Barbosa (Médica - CRMGO 33271)
12/05/2025 09:03 / Atualizado em 25/05/2025 17:25

A pesquisa analisou dados de 240.433 pessoas do Reino Unido e da Finlândia
A pesquisa analisou dados de 240.433 pessoas do Reino Unido e da Finlândia - iStock/ dragana991

Um estudo publicado na revista JAMA Psychiatry revelou uma forte conexão entre a depressão e diversas doenças físicas. A pesquisa analisou dados de 240.433 pessoas do Reino Unido e da Finlândia e identificou que o transtorno depressivo está associado a 29 condições de saúde que podem levar à hospitalização.

Além disso, em pelo menos 12 dessas doenças, a relação é inversa: elas também podem aumentar o risco de desenvolvimento da depressão, mostrando que o impacto da saúde física e mental é recíproco.

Doenças mais associadas à depressão

Entre os problemas de saúde mais frequentemente encontrados em pacientes com depressão, destacam-se:

  • diabetes
  • osteoartrite
  • bronquite crônica
  • distúrbios do sono
  • infecções bacterianas
  • dor nas costas
  • doença cardíaca coronária

Quando os pesquisadores agruparam essas doenças por sistemas do corpo afetados, os dados mostraram:

  • distúrbios endócrinos: 245 a cada 1.000 pessoas com depressão tinham doenças como diabetes
  • problemas musculoesqueléticos: 91 em cada 1.000 apresentavam dores lombares e outras alterações musculares
  • doenças cardiovasculares: 86 em cada 1.000 foram diagnosticadas com doenças do aparelho circulatório

Impacto da depressão no controle de outras doenças

A depressão não apenas aumenta o risco de desenvolver novos problemas de saúde, como também dificulta o controle de condições já existentes. Por exemplo, pessoas com hipertensão têm mais dificuldade em controlar a pressão arterial quando também sofrem de depressão.

O estudo também apontou um maior risco de abuso de substâncias e tentativas de suicídio entre os pacientes com o transtorno. Transtornos de humor como ansiedade são frequentemente diagnosticados junto com a depressão, o que tende a agravar ainda mais os sintomas e a qualidade de vida.

O estudo também apontou um maior risco de abuso de substâncias e tentativas de suicídio entre os pacientes com o transtorno
O estudo também apontou um maior risco de abuso de substâncias e tentativas de suicídio entre os pacientes com o transtorno - iStock/ Ake Ngiamsanguan

Possíveis causas da ligação entre depressão e doenças físicas

Os cientistas destacam diferentes mecanismos que podem explicar essas conexões. Em doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, acredita-se que a depressão aumente substâncias inflamatórias no cérebro, acelerando a deterioração dos neurônios.

No caso do diabetes, fatores comportamentais são determinantes: pessoas com depressão tendem a se alimentar mal, consumir mais açúcar e gordura e praticar menos atividades físicas — hábitos que aumentam o risco da doença.

Já nas doenças cardiovasculares, o estresse crônico provocado pela depressão ativa processos inflamatórios e de oxidação celular que prejudicam o funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos, contribuindo para o surgimento de doenças coronárias.