Depressão pode ser indicada em sintoma pouco conhecido; saiba qual

75% dos adultos e jovens com depressão enfrentam a mesma sensação que, apesar de comum, é muitas vezes ignorada

Por Maíra Campos em parceria com Anna Luísa Barbosa (Médica - CRMGO 33271)
19/10/2024 14:24 / Atualizado em 21/10/2024 15:18

Sensação de que nada tem graça é sintoma de depressão
Sensação de que nada tem graça é sintoma de depressão - iStock/vitapix

Quando alguém menciona depressão, logo a imagem que vem à mente é de alguém com um semblante triste ou desanimado. No entanto, muitas pessoas se surpreendem ao saber que existem outros sintomas igualmente importantes.

Um dos sintomas, infelizmente muitas vezes ignorado, é a anedonia, que é a perda do prazer pelas coisas que você costumava gostar.

A anedonia, termo que vem do grego e significa “sem prazer”, é uma sensação bastante comum, enfrentada por cerca de 75% dos adultos e jovens diagnosticados com depressão.

Embora seja comum, é muito difícil de ser tratada, uma vez que afeta a qualidade de vida do paciente de maneira significativa e direta.

O que é anedonia?

Resumidamente, a anedonia pode ser caracterizada como uma redução no interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades que antes eram apreciadas por uma pessoa.

Isso significa que coisas que o indivíduo normalmente gostava não despertam mais nele sentimentos de satisfação ou contentamento.

Embora esteja primariamente associada à depressão, é importante ressaltar que a anedonia também pode ser um sintoma de outros distúrbios, como esquizofrenia e ansiedade. Portanto, é uma condição que precisa ser observada com cuidado para um diagnóstico e tratamento adequado.

O que o sintoma causa?

Indivíduos com anedonia muitas vezes descrevem a condição não só como a perda da alegria, mas também como a redução da motivação para realizar atividades.

Para alguns, pode significar uma diminuição na vontade de fazer tarefas específicas, como ir para a escola ou encontrar amigos. No entanto, para outros, o quadro pode ser mais sério, ao ponto de não querer fazer absolutamente nada, nem mesmo viver.

É possível diagnosticar uma pessoa com depressão se ela sofrer de anedonia consistentemente por pelo menos duas semanas, mesmo que não se sinta triste ou desanimada. Isso mostra que a anedonia é um sintoma relevante e deve ser monitorado como tal.

75% dos adultos e jovens com depressão têm anedonia
75% dos adultos e jovens com depressão têm anedonia - iStock/PeopleImages

Tratamento desafiador

Apesar de ser um sintoma sério e que afeta muitas pessoas, a anedonia muitas vezes não é o foco principal do tratamento da depressão.

É estranho, mas em boa parte dos casos, o tratamento se voltará basicamente para lidar com outros sintomas comuns da depressão, o que pode deixar muitos pacientes com anedonia sem receber o tratamento adequado para sua condição.

Pesquisas recentes sugerem que eles podem ter dificuldades para se empenhar em terapias, mesmo as mais promissoras. Isso é mais provável por causa da própria natureza da anedonia – uma perda da motivação.

No entanto, embora complexa, isso não significa que não haja esperança para as pessoas afetadas pela anedonia. Já existem pesquisas para descobrir uma maneira de melhorar o tratamento.

Assim, busque ajuda profissional se você acha que pode estar sofrendo de anedonia ou se tiver sintomas de depressão.


Atenção: o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail e chat, 24 horas todos os dias.

A ligação para o CVV ocorre por meio do número 188, a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular. Também é possível acessar www.cvv.org.br para chat.