Dermatologista dá dicas para evitar o ressecamento da pele

Para ter uma pele saudável é preciso mantê-la sempre hidratada. Mas isso não é tudo: o ressecamento pode ser causado por diversos fatores que vão desde um banho quente até efeitos colaterais de algumas medicações.

O site Minha Vida conversou com dermatologistas para saber quais os cuidados necessários para evitar o ressecamento da pele. Veja alguns deles:

Sabonete

“Todos os sabonetes têm como ação desengordurar a pele, até mesmo os sabonetes neutros, e ressecam a pele na medida em que retiram a camada de gordura que tem função protetora e participa na hidratação da pele”, afirma a dermatologista Ana Maria Pinheiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “O ideal para quem tem a pele muito seca é usar sabonete apenas nas axilas, nádegas e área genital.”

A dermatologista aconselha a quem não abre mão do sabonete, dar preferência ao uso dos sabonetes líquidos, que têm PH neutro, ou os hidratantes.

Mau uso do hidratante

Para potencializar o efeito, aplicar o hidratante logo após o banho.  “Temos uma camada na pele chamada barreira transepidermal, composta por queratinoides, que ficam mais móveis e maleáveis depois do banho, fazendo com que o hidratante penetre melhor”, explica a dermatologista.

Banhos muito quentes e prolongados

De acordo com Ana Pinheiro, o hábito contribui para o ressecamento da pele.  “Banhos quentes, com temperaturas acima de 36ºC/37ºC, facilitam a remoção da camada de gordura da pele, principalmente associado ao uso de sabonetes. A temperatura ideal é a temperatura da nossa pele, 35ºC”.

Umidade do ar

As condições climáticas influenciam no estado da pele.Os dermatologistas recomendam banhos mais curtos e menos quentes quando o tempo estiver seco, além de pouco uso do sabonete e muita hidratação logo após o banho. Também vale contar com a ajuda de um umidificador de ar.

Veja outras dicas no site Minha Vida.

Saiba como cuidar da pele ressecada